Análise: Fluminense sobrevive no Maracanã e sai no lucro com empate
   18 de maio de 2023   │     4:30  │  0

John Arias em Fluminense x Flamengo pela Copa do Brasil — Foto: André Durão

John Arias em Fluminense x Flamengo pela Copa do Brasil — (Foto: André Durão)

Time sofre pressão que não está acostumado, tem dificuldades para se impor e expulsão põe defesa à prova, mas resultado é positivo já que tudo está em aberto para o jogo de volta.

O Fluminense continuar vivo na Copa do Brasil depois do clássico com o Flamengo na última quarta-feira pode ser considerado, pelo sufoco que levou, um resultado positivo. Poucos seriam os tricolores que, questionados antes da partida, aceitariam tranquilamente um 0 a 0 sem saber do contexto. Mas as circunstâncias da partida fizeram com que esse empate trouxesse a sensação de alívio.

sso porque o futebol visto no Maracanã foi bem diferente daquilo que o time de Fernando Diniz normalmente exibe. Imprensa, tricolores e até aqueles que não torcem para o Fluminense se acostumaram a ver um time que se impõe mesmo na casa dos adversários sem dó nem piedade. Mas não foi o que aconteceu. O primeiro tempo do Flu foi dos mais sufocantes da equipe no ano.

Sem conseguir sair para o jogo e ditar o ritmo da partida, algo que faz em quase todas as outras partidas, o Fluminense teve dificuldade. Enquanto não se arrumava em campo, o time via o maior rival crescer no jogo por possivelmente ter começado mordido com o resultado do último encontro.

Como Fernando Diniz comentou na entrevista coletiva, o Fluminense começou o jogo em uma rotação abaixo. Sufocado ao sair jogando, por muito pouco não viu a bola sair do seu campo defensivo. Além da forte pressão rubro negra, há de se ressaltar a estratégia do time adversário em fazer as seguidas faltas táticas para impedir que o Flu prosseguisse com a bola. No fim do jogo foram 20 faltas sofridas pela equipe e nenhum cartão amarelo.

Naturalmente o placar de 0 a 0 deixa os dois times com chances equivalentes na decisão de 1ºde junho, data do jogo de volta, às 20h (de Brasília), também no Maracanã. Isso pode chatear aquele torcedor que não assistiu ao jogo e se acostumou com um futebol mais vistoso. Porém, para o que foi o jogo de quarta, está de ótimo tamanho.

Arivaldo Maia com Davi Barros – Redação do ge – Rio de Janeiro