Entenda o caso policial de Cuca, novo técnico do Timão
   22 de abril de 2023   │     17:00  │  0

Entenda melhor o caso policial de Cuca, novo técnico do Corinthians. Foto: Reprodução/ TwitterEntenda melhor o caso policial de Cuca, novo técnico do Corinthian – (Foto: Reprodução/ Twitter)

O Corinthians, como já foi amplamente divulgado, anunciou Cuca como seu novo treinador. O ex-jogador de futebol coleciona um passado polêmico, e se envolveu em um caso de estupro na Suíça, com o elenco do Grêmio, durante a segunda metade dos anos 1980. Diante de uma série de acusações, o comandante chega para alinhar o elenco alvinegro.

Na temporada passada, Cuca teve uma breve passagem pelo Atlético-MG. No time de Belo Horizonte (MG), o treinador conquistou um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil recentemente, na temporada de 2021. Agora, fará um trabalho diferente no Timão.

Desde a saída de Vitor Pereira, no final do ano passado, o Corinthians encontra dificuldades para encaixar um time em campo. Com problemas de lesão e Renato Augusto fora, o “11 ideal” Timão parece ser uma tarefa extremamente complexa.

Entenda o caso de Cuca

No ano de 1987, o time do Grêmio fazia uma excursão pela Europa. Em Berna, na Suíça, Cuca e seus outros companheiros de equipe teriam estuprado uma garota de apenas 13 anos, segundo relatos locais. Além do técnico do Corinthians, os jogadores Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi estiveram envolvidos no episódio.

Após investigações policiais no local, os jogadores ficaram presos no país por mais de um mês e, na sequência, liberados. Dois anos depois, Cuca e Eduardo Henrique foram condenados a 1 ano e 3 meses de prisão por atentado ao pudor com o uso de violência.

No entanto, o Brasil não tem a política de extradição de cidadãos, e eles nunca cumpriram a pena no país europeu. Sempre quando é questionado sobre o assunto, Cuca se mostra completamente impaciente e descontente. Em 2021, assim que havia fechado o contrato com o Atlético-MG, ele afirmou que “nunca fez nada”:

“Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, tentativa de abuso ou coisa assim. (…) Esse episódio de 1987 precisa ser explicado. Eu estava no Grêmio havia duas ou três semanas apenas, não conhecia ninguém. Eu jamais toquei numa mulher indevidamente ou inadequadamente. Sou um cara de cabeça e consciência tranquila”, disse.

Corinthians de Cuca tem grandes desafios em breve

Com um episódio polêmico, Cuca chega para comandar o Corinthians e “salvar a temporada”. O time começou muito mal os primeiros quatro meses, e precisa se recuperar para garantir uma vaga nas oitavas da Libertadores. Além disso, o Timão tem que reverter uma vantagem de dois gols para o Remo na Copa do Brasil, na próxima semana.

Arivaldo Maia com MIX ME