Análise: Palmeiras começa 2023 enferrujado e busca ritmo para novos titulares após saída de dupla
   16 de janeiro de 2023   │     5:00  │  0

Abel Ferreira em Palmeiras x São Bento — Foto: Marcos Ribolli

Abel Ferreira em Palmeiras x São Bento — (Foto: Marcos Ribolli)

Verdão jogou ao seu estilo contra o São Bento, teve mais posse de bola, mais finalizações, mas não saiu do 0 a 0. Erros em excesso atrapalharam a estreia da equipe no Campeonato Paulista.

O empate sem gols com o São Bento no Allianz Parque, no últimos sábado, não foi a estreia dos sonhos do Palmeiras, atual campeão, no Paulista de 2023.

Os números mostram um amplo domínio alviverde: 66% de posse, 18 finalizações contra oito do adversário, dois gols anulados por impedimento, duas bolas na trave… mas o desempenho ficou longe de encher os olhos.

É claro que o fato de esta ser a retomada da equipe após as férias tem parte importante na falta de desempenho.

O Palmeiras tentou repetir suas estratégias de 2022, com Marcos Rocha fazendo a saída de três defensores, Dudu bem aberto na direita, Rony na esquerda jogando perto de Endrick, e Zé Rafael e Raphael Veiga se aproximando da área adversária.

Só que na prática, o time que conquistou três títulos na temporada passada (Recopa, Paulistão e Brasileirão) se mostrou enferrujado. Ainda recuperando o ritmo, foram muitos passes errados em lances até simples. Isso dificultou a criação de chances claras.

Rony e Endrick, por exemplo, obrigaram o goleiro Zé Carlos a fazer boas defesas após carregadas individuais; Gustavo Gómez acertou a trave após escanteio, enquanto Zé Rafael parou no travessão em um chute de longa distância.

Quando se aproximava da área do São Bento, as jogadas não saíam com fluidez, e Endrick foi pouco acionado.

Após o jogo, Dudu, um dos poucos destaques na noite, pediu “um pouquinho” de paciência, por ser apenas o primeiro jogo da temporada. O que se viu no Allianz Parque foi um discurso alinhado com a postura da torcida, já que ao fim do 0 a 0, os mais de 39 mil presentes aplaudiram o Palmeiras.

Com o título da Supercopa a disputar em duas semanas, contra o Flamengo, em Brasília, o Verdão trabalha para recuperar o ritmo ideal, mas especialmente de dois novos titulares: Jailson e Raphael Veiga.

O camisa 30 substituiu Danilo, enquanto o meia entrou no lugar de Gustavo Scarpa.
Ambos estão voltando de cirurgias, no joelho e tornozelo, respectivamente, e entraram nos lugares de duas peças-chave no time campeão brasileiro. Tanto Jailson quanto Raphael Veiga jogaram 60 minutos e foram substituídos.

Para a vaga de Scarpa, o Palmeiras não pensa em contratar, mas Abel já avisou que será necessário ir ao mercado para substituir Danilo. Enquanto isso, Jailson deve assumir a função.

Arivaldo Maia com Thiago Ferri – Redação do ge – São Paulo