Por que Arrascaeta não é titular no Uruguai? Jornalistas do país opinam
   30 de novembro de 2022   │     21:00  │  0

De Arrascaeta entrou bem contra Portugal — Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

De Arrascaeta entrou bem contra Portugal — (Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni)

Craque do Flamengo não entrou em campo contra a Coreia do Sul e só ganhou uma oportunidade aos 17 minutos do segundo tempo contra Portugal.

Os amantes do futebol no Brasil que acompanham os jogos do Uruguai na Copa do Mundo se perguntam desde a estreia contra a Coreia do Sul: por que Giorgian de Arrascaeta não é titular na Celeste? O craque do Flamengo e camisa 10 da seleção não entrou em campo no primeiro jogo e só ganhou uma oportunidade aos 17 minutos do segundo tempo contra Portugal, na segunda rodada, ainda que tenha declarado estar em perfeitas condições físicas.

Mesmo com os problemas na criação de jogadas, o técnico Diego Alonso demorou a se convencer de que o meia poderia ajudar. A atuação contra os portugueses e a necessidade da vitória contra Gana, no último duelo da primeira fase, no entanto, podem fazer o comandante mudar de opinião. É o que acreditam dois jornalistas uruguaios que conversaram com o ge nesta segunda-feira, ainda no estádio Lusail, após a derrota por 2 a 0.

– Calculo que seja porque Alonso acredita que é um Mundial muito físico e, portanto, o estilo de jogo do Arrascaeta não encaixa com este Mundial físico. A questão é que o Uruguai não cria jogadas. Também não quero dizer que, quando entrou Arrascaeta, o Uruguai foi uma máquina que passou por cima de Portugal. Giorgian teve uma chance, mas a verdade é que jogaram dez minutos e depois parou. De qualquer forma, a sensação é de que Giorgian vai jogar [contra Gana] – opina Javier de Léon, da Cadena Celeste.

– Ele dá ao Uruguai algo distinto, que nenhum outro jogador dá. Ele tem o passe central, o passe em diagonal, um drible, uma visão de jogo. Acho que vai jogar. Mas não estou tão seguro que a presença dele vai alterar radicalmente o Uruguai e, a partir daí, o time vai ter uma grande produção. Não sei. Mas acredito que tem que jogar, que o Uruguai precisa. Além disso, seria bom que jogue para desmistificar muitas coisas. Temos uma boa equipe, bons jogadores. Mas temos menos time do que os uruguaios pensam – conclui.

Juan Pablo Romero, do jornal El País, é mais um que acredita na titularidade de Arrascaeta diante de Gana e garantiu que os uruguaios também acreditam que o meia pode ser uma peça que mude o estilo de jogo da Celeste

– Giorgian de Arrascaeta não é titular nessa seleção uruguaia porque Diego Alonso está priorizando colocar jogadores no meio de campo com uma maior vocação defensiva, algo que sabemos que não é o forte de Arrascaeta. Na minha opinião, justamente o que está faltando na seleção uruguaia é um jogador como Giorgian, um jogador capaz de romper as linhas, capaz de ser um elo entre os meias e os atacantes.

Tanto contra a Coreia como contra o Uruguai faltou um jogador com as características de Arrascaeta. Por isso não é somente no Brasil, mas grande parte dos uruguaios não entendem como Alonso está priorizando outros tipos de jogo, mais a ver com o defensivo, e não um time que seja protagonista e tenha vocação mais ofensiva, que perfeitamente pode ser com Arrascaeta. Por isso, penso que na partida decisiva contra Gana, o 10 vai terminar sendo titular da seleção uruguaia.

Arivaldo Maia com Martín Fernandez – Redação do ge – Doha, Catar