Uruguai divulga pré-lista para a Copa do Mundo com Arrascaeta, Canobbio, Piquerez, Terans e Varela
   22 de outubro de 2022   │     17:00  │  0

Arrascaeta está na pré-lista do Uruguai para a Copa — Foto: Raul Martinez/Reuters

Arrascaeta está na pré-lista do Uruguai para a Copa — (Foto: Raul Martinez/Reuters)

Técnico Diego Alonso anuncia relação de 55 nomes, de onde sairão os 26 convocados para o Mundial do Catar. Seis atletas que atuam no Brasil estão na lista, incluindo Bruno Méndez, do Corinthians.

O Uruguai divulgou ontem sua pré-lista de 55 nomes para a Copa do Mundo de 2022. A relação do técnico Diego Alonso, de onde sairão os 26 convocados para o Mundial do Catar, conta com seis atletas que atuam no futebol brasileiro: Arrascaeta e Varela, do Flamengo; Canobbio e Terans, do Athlético-PR; Bruno Méndez, do Corinthians; e Piquerez, do Palmeiras.

A lista também inclui o defensor Ronald Araújo, que se lesionou em amistoso contra o Irã em setembro, passou por uma cirurgia e virou dúvida para a Copa do Mundo. Godín também está na relação, apesar de não ir a campo desde 6 de agosto por problemas físicos.

Há, ainda, sete nomes que jamais foram convocados por Diego Alonso desde que ele assumiu a seleção uruguaia: Santiago Bueno, Gastón Álvarez, José Luis Rodríguez, Lucas Olaza, Felipe Carballo, Maximiliano Araújo e Thiago Borbas.

As seleções participantes da Copa do Mundo precisavam enviar para a Fifa até a sexta-feira, dia 21, suas pré-listas para a Copa do Mundo. As relações provisória devem incluir de 35 a 55 jogadores – e é destes nomes que precisam sair os 26 atletas que estarão no Mundial do Catar com seus países.

As equipes não precisam tornar públicas as pré-listas para a Copa, mas algumas optam por divulgar os nomes, como o Uruguai. Na seleção brasileira, o técnico Tite queria divulgar os nomes, mas foi convencido a não fazê-lo, para não alimentar debates em cima de muitos nomes que não vão estar na lista final de 26. A Seleção decidiu listar 55 nomes para ter margem maior para eventuais mudanças.

Na última Copa do Mundo, em 2018, o limite era de 35 jogadores. A entidade máxima decidiu em junho aumentar o número de convocados para a edição de 2022, com a justificativa do impacto da pandemia de Covid-19 no futebol.

As relações finais e oficiais precisam ser definidas até o dia 14 de novembro – quando a Fifa divulgará os elencos de cada seleção. A Copa do Mundo de 2022 começa no dia 20 de novembro, um domingo, com o jogo entre Catar e Equador, às 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt. A seleção brasileira entra em campo no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h, no estádio Lusail.

Arivaldo Maia com Redação do ge — Montevidéu