Em busca do penta, Flamengo aposta em base multicampeã no Sub-17 para ter sucesso na Copinha 2022
   4 de janeiro de 2022   │     13:30  │  0

Fábio Matias no comando do Flamengo Sub-20 — Foto: Alexandre Vidal

Fábio Matias, (centro), no comando do Flamengo Sub-20 — (Foto: Alexandre Vidal)

Técnico Fábio Matias fala sobre as expectativas rubro-negras para a disputa que venceu pela última vez em 2018. Equipe estreia nesta quarta (5) na competição.

O Flamengo estreia  amanhã na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, às 21h45 (de Brasília), contra o Forte-ES. Um dos favoritos da competição, o rubro-negro vai em busca de seu quinto título da Copinha, o último foi conquistado em 2018. Em entrevista ao ge, Fábio Matias, técnico do time sub-20, contou as expectativas para a competição.

– Nosso principal objetivo é ir o mais longe possível para que os atletas sejam vistos internamente pelo clube e tenham mais jogos para poder se desenvolver no processo. Indo mais longe possível, você tem mais jogos e mais jogos mais visibilidade dos atletas e, com isso, mais possibilidade de colocar esses atletas no profissional.

A preparação para a Copinha começou no início de dezembro, comandada pelo técnico Fábio Matias. Foram realizados três amistosos como testes para os 30 atletas inscritos na competição.

– Tivemos de duas a três semanas com o grupo todo, porque o sub-17 ainda estava em fase final de competição, alguns meninos tiveram oportunidade no profissional também, então conseguimos nas últimas duas semanas ter todos praticamente aqui para desenvolver algo para a Copa São Paulo.

Com três títulos nacionais, a temporada 2021 do time sub-17 do Flamengo foi praticamente perfeita. Os garotos do Ninho foram campeões do Brasileirão, da Copa do Brasil e, consequentemente, da Supercopa do Brasil na categoria. Com isso, alguns dos protagonistas da categoria: Petterson, Matheus França, Victor Hugo e Mateusão; foram inscritos para a Copinha 2022.

– A gente tem um processo de transição de alguns meninos de 17 anos para o sub-20. Grande parte desse grupo é de primeiro ano sub-20 e o campeonato é sub-21. Então, esse ano pela questão da pandemia, entende-se que o campeonato vai ser mais difícil para quem for com equipes mais novas. É a nossa situação hoje, mas o Flamengo sempre tem essa chancela de ser uma equipe favorita na competição.

O Flamengo está no grupo 29 junto com Oeste-SP, Floresta-CE e Forte-ES. A concentração das equipes será em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo, mesma do último título, em 2018. Todos os confrontos serão disputados na Arena Barueri.
– Os grupos são formados pelos melhores de cada região e, com isso, esperamos jogos truncados. Mas, a equipe do Flamengo vai se impor e buscar passar dessa primeira fase para dar sequencia na competição.
O Flamengo estreia nesta quarta-feira (5) contra o Forte-ES, às 21h45, com transmissão ao vivo do SporTV.

Flamengo na primeira fase da Copinha

05/01
Forte-ES
08/01
Floresta-CE
11/01
Oeste-SP

Veja os inscritos

Goleiros: Bruno, Kauã, Dyogo e Eduardo;
Laterais: Wesley, Breno, Samuel, Marcos Paulo e Richard;
Zagueiros: Diegão, Cleiton, Kayque, Otavio, João Victor e Darlan;
Meio-campistas: Matheus França, Pedrinho, Kayke David, Victor Hugo, Igor Jesus e Lucas André;
Atacantes: Werton, Ryan, André, Pedro Arthur, Carlos Daniel, Mateusão, Cassiano, Petterson e Camilo.

Vitor Victor Hugo Flamengo Vasco sub-17 Final Brasileiro — Foto: Reprodução/ SporTV

Victor Hugo no clássico Flamengo x Vasco sub-17, Final Brasileiro, conquistado pelo Mengão — (Foto: Reprodução/ SporTV)