Corinthians completa 31 anos de seu primeiro título do Brasileirão
   17 de dezembro de 2021   │     1:00  │  0

Corinthians completa 31 anos de seu primeiro título do Brasileirão

(Foto: Parceria Lance & IstoÉ)

Equipe alvinegra venceu o São Paulo nos dois jogos da final para levantar a taça que foi a primeira das sete do nacional. Herói da conquista foi Tupãzinho, o Talismã da Fiel.

O Corinthians é um dos maiores campeões brasileiros com sete títulos. Ontem, a primeira página dessa história completa 31 anos. Neste mesmo dia, 16 de dezembro de 1990, o Timão batia o São Paulo, por 1 a 0, no segundo jogo da final do Brasileirão, no Morumbi, e conquistava o seu primeiro título da competição nacional, considerado um divisor de águas na história do clube.

Até aquele ano, o Corinthians era o maior campeão paulista com 20 títulos, mas batia na trave para ser campeão brasileiro, como em 1976, na derrota para o Internacional. Enquanto isso, os rivais já haviam conquistado o Brasil

Se em 1990 o conjunto alvinegro não se destacava pelos talentos individuais, a entrega e raça dentro de campo era o que tornava aquele time especial. Apesar disso, o começo da competição foi preocupante: derrotas nos dois primeiros jogos e mudança de treinador logo em seguida. O resultado foi uma sequência de 11 jogos sem derrotas que levaram o Timão ao mata-mata do Brasileirão.

A história se repetiu na semifinal diante do Bahia. Vitória, de virada, por 2 a 1, com brilho de Neto, em São Paulo, e empate sem gols na volta, em Salvador.

Na decisão, no clássico contra o São Paulo, o Corinthians largou na frente com gol de Wilson Mano após cobrança de falta de Neto. Três dias depois, novamente no Morumbi, o Timão decidiria o título nacional.

Naquele domingo do dia 16 de dezembro de 1990, com mais de 100 mil pagantes no estádio, o Corinthians foi a campo sob o comando de Nelsinho Baptista com Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano, Neto e Tupãzinho; Fabinho e Mauro.

Blog com ISTOÉ/LANCE