Nova regra para chegadas a Tóquio deve ser imposta após infecções na equipe de Uganda
   29 de junho de 2021   │     17:00  │  0

Parte da delegação de Uganda chega a Tóquio e um membro é barrado por testar positivo para Covid — Foto: Getty Images

Parte da delegação de Uganda chega a Tóquio e um membro é barrado por testar positivo para Covid — (Foto: Getty Images)

Delegação olímpica de Uganda desembarcou no Japão com caso positivo para novo coronavírus, mas restante do time não foi isolado e circulou de ônibus até segundo caso ser detectado.

Atletas e outros membros de delegações que começarem a chegar ao Japão para as Olimpíadas devem ser isolados imediatamente se desembarcarem com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. Essa nova regra deve ser implementada, de acordo com declarações do comitê organizador dos Jogos de Tóquio.

A proposta de mudança no protocolo vem depois que dois dos nove membros da delegação olímpica de Uganda testaram positivo para Covid-19 logo na chegada ao Japão. No entanto, mesmo depois de um membro ter testado positivo no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, o restante da equipe viajou para a província de Osaka em um ônibus fretado.

– Vamos preparar imediatamente um sistema para isolá-los e testá-los antes mesmo de fazer uma determinação – disse Hidemasa Nakamura, chefe do principal centro de operações dos Jogos de Tóquio.

No caso da delegação de Uganda, as autoridades de saúde de Osaka determinaram, posteriormente, que toda a equipe, bem como outras oito pessoas, incluindo autoridades da cidade-sede e motoristas de ônibus, que tiveram contato próximo com os dois indivíduos infectados, ficassem isolados.

Seiko Hashimoto, presidente do órgão organizador olímpico, disse na sexta-feira que precisa apertar ainda mais as medidas anti-Covid-19.

Blog com Redação do ge — Tóquio