Itália poupa titulares, vence País de Gales e avança com 100% de aproveitamento na Euro
   21 de junho de 2021   │     19:00  │  0

Rafael Tolói, em ação durante Itália x País de Gales

Rafael Tolói, em ação durante Itália x País de Gales (Foto: Alberto Lingria/Reuters)

Roberto Mancini escala oito reservas, e Pessina faz gol da vitória contra time de Bale, que termina na segunda posição do Grupo A. Azzurra completa 30 jogos sem perder e 11 sem sofrer gols.

A classificação estava garantida, faltava passar com louvor. Ontem, com oito reservas, a Itália venceu País de Gales por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Roma, e vai para as oitavas de final da Eurocopa com 100% de aproveitamento. O time de Bale e companhia também garantiu a vaga na próxima fase, na segunda posição do Grupo A. Pessina fez o gol da Azzurra, que completa 30 jogos de invencibilidade e 11 sem sofrer gols.

O QUE VEM POR AÍ

A Itália foi líder do Grupo A, com nove pontos, sete gols marcados e nenhum sofrido. O País de Gales terminou em segundo, com quatro pontos e melhor saldo de gols que a Suíça, terceira colocada, com a mesma pontuação. Os suíços aguardam para confirmarem uma vaga nas oitavas como um dos quatro melhores terceiros. A Turquia foi lanterna, zerada. Nas oitavas de final, a Azzurra vai a Wembley e encara o segundo colocado do Grupo C, no dia 26. Gales vai pegar o segundo do Grupo B, em Amsterdã, também no dia 26.

RESERVAS PASSAM NO TESTE

Mancini poupou oito dos titulares que atuaram nas duas primeiras rodadas e deu chances para alguns bons nomes, que foram bem. Recuperado de lesão, Verratti jogou pela primeira vez e foi um dos melhores em campo. Chiesa e Bernardeschi também se destacaram. A Itália não sofreu contra o time principal galês: 64% de posse de bola e 23 finalizações contra apenas três da equipe de Bale. O gol saiu aos 38 minutos do primeiro tempo. Verratti cobrou falta da direita, e Pessina apareceu no primeiro pau para fazer leve desvio: 1 a 0.

Na segunda etapa, a missão da equipe britânica ficou ainda mais difícil quando Ampadu, aos 10 minutos, levou cartão vermelho direto depois um pisão no tornozelo de Bernardeschi. A Azzurra seguiu com amplo domínio do jogo, e Mancini aproveitou para dar mais oportunidades a outros jogadores do elenco. Até o veterano goleiro Sirigu teve seu momento, quase nos acréscimos. A única ameaça ao gol dos donos da casa saiu dos pés de Bale, em um voleio, aos 30, mas o atacante aumentou seu jejum na seleção. Mandou para fora e completou 14 jogos sem marcar pelo País de Gales.

ITÁLIA COM TEMPERO BRASILEIRO

Pela primeira vez na Euro, os três brasileiros naturalizados italianos foram titulares da Azzurra. Jorginho é um dos jogadores com mais minutos na Era Mancini e permaneceu no time. Emerson Palmieri, lateral do Chelsea, e Rafael Tolói, zagueiro da Atalanta, ganharam suas chances. O ex-Goiás e São Paulo atuou na lateral direita.

Blog com Redação do ge