Gabriel Menino fala sobre temporada, futuro e pressão de ser um dos melhores do Palmeiras
   11 de abril de 2021   │     22:35  │  0

Menino com a taça da Libertadores no Maracanã (Foto: Cesar Greco)

Menino com a taça da Libertadores no Maracanã (Foto: Cesar Greco)

 

Ele é capaz de driblar um zagueiro, usar seu pé não dominante para desbancar o Grêmio em uma final de Copa do Brasil, como fosse molecagem. Ele é capaz de dominar de letra, com cara de nojo, provocação nos olhos e ousadia nos pés, contra o River Plate, em uma semifinal de Libertadores. Como também é capaz de gastar horas em frente ao videogame para tirar sarro dos amigos com o FIFA na televisão. Gabriel ainda é menino, mas o Menino é selecionável, titular do campeão do país e da América. Ele mal começou, mas já tem quase tudo. Inclusive humildade para contar sobre sua vida neste especial do Nosso Palestra/Lance!

Quando determinou que usaria os talentos de sua base para a temporada de 2020, nem o mais otimista torcedor acreditava que o Palmeiras poderia viver, num curto prazo, uma das maiores mudanças de filosofia na sua centenária história. Nomes como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Veron, Wesley deixavam de ser apenas sonhos para rapidamente se transformarem não só em realidade, como também motor de um elenco extremamente vitorioso, que conquistaria a Tríplice Coroa após 27 anos.

Captado pelo clube através da rede de scout do Centro de Excelência, o polivalente Gabriel Menino chamou atenção no Guarani, foi destaque nas categorias de base e, quando promovido, ganhou a admiração da torcida e dos treinadores Vanderlei Luxemburgo, Andrey Lopes e Abel Ferreira. Com estilo de jogo único, segue a cartilha das categorias de base do Palmeiras. Fazendo de tudo, e tudo muito bem, se destacou nas mais diversas posições, se tornou o coringa da equipe e, sem medo de arriscar uma jogada mais complicada, o camisa 25 ganhou espaço e desbancou diversos medalhões ao longo de 2020.

Nascido em Morungaba, cidade próxima de Campinas e 100km distante de São Paulo, Gabriel chegou ao Palmeiras para integrar o time sub-17, em 2017. O caminho, porém, poderia ser completamente diferente. Por seu destaque, o clube campineiro pediu valores acima dos padrões para liberá-lo. O negócio se arrastou e abriu espaço para concorrentes tentarem atravessar o papo. Por questão de dias, o jovem não vestiu as cores do Corinthians.

Maturidade e consequência

Com maturidade de sobra e personalidade única, o jovem agradou não apenas aos torcedores do Palmeiras, mas também o treinador da Seleção Brasileira, Tite. Estando presente em duas convocatórias, a estreia oficial ainda não ocorreu, porém, o comandante não escondeu a satisfação com o jovem, comparando-o com Daniel Alves e projetando que existe um grande talento surgindo no futebol brasileiro.

Blog com LANCE