Presidente do STJD indefere pedido de impugnação do Sport sobre partida na Copa do Brasil
   17 de março de 2021   │     12:00  │  0

Sport perde por 3 a 2 para a Juazeirense e vê partida terminar "mais cedo" após apagão no estádio — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Sport perde por 3 a 2 para a Juazeirense e vê partida terminar “mais cedo” após apagão no estádio — (Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Otávio Noronha, indeferiu o pedido do Sport sobre impugnação da partida contra a Juazeirense – pela primeira fase da Copa do Brasil. A decisão, publicada na manhã de ontem, aconteceu porque o magistrado entendeu que não há erro de direito. O texto diz que o pedido do Sport não condiz com os fatos e que a partida foi encerrada pela recusa do Rubro-negro de entrar em campo, reforçando o relato da súmula do árbitro.

O “erro de direito” – citado pelo STJD – se refere a uma ação em que não há margem para interpretação da arbitragem. Esta é uma condição mínima exigida para receber um pedido de impugnação, segundo explica a publicação do STJD. A condição, inclusive, também está prevista no próprio Artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em que afirma:
§ 1º A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado. (AC).

O Sport havia acionado o STJD no último dia 12 de março com o pedido de impugnação, alegando uma série de irregularidades no duelo com a Juazeirense. A derrota do Leão por 3 a 2, na primeira fase da Copa do Brasil, contou com duas quedas de energia elétrica – rendendo uma paralisação em mais de duas horas -, irrigação ligada e até sumiço de gandulas.

NOTA DO BLOG: Por mais evidente que possa ser o fundamento do STJD para decidir pela manutenção do resultado, depois do comportamento visível do time baiano em interromper o jogo em várias oportunidades, a decisão abre um precedente inevitável no futuro do nosso futebol. Sem dúvidas! (Arivaldo Maia)

Blog com ge.globo