Rodada das Eliminatórias pode ser adiada
   7 de março de 2021   │     10:36  │  0

Uma reunião virtual entre representantes da Fifa, da Conmebol e das 10 associações membros da América do Sul, entre elas a CBF, debateu ontem as soluções para o impasse na convocação de jogadores da Europa para a disputa da rodada de março das Eliminatórias da América do Sul.

A tendência é que as duas datas deste mês sejam adiadas, por decisão da maioria das associações envolvidas. Uma das soluções seria uma rodada com três jogos em setembro e outubro de 2021.

O Brasil ainda não divulgou lista de convocados no aguardo de uma solução. O técnico Tite considera enviar os convocados até o dia 7, domingo, 15 dias antes da data Fifa, dia 22, quando a seleção brasileira se apresenta. O Brasil enfrenta a Colômbia, em Bogotá, no dia 26, e a Argentina, dia 30, na Arena Pernambuco.
Mas os clubes europeus, que não são obrigados a ceder jogadores durante a pandemia para países da zona vermelha, caso do Brasil, já rechaçaram a liberação. Casos de Liverpool e Manchester City.

Segundo a Conmebol informou, a Fifa se comprometeu a “seguir buscando uma solução para o impasse”, que se deve ao fato de os atletas de clubes europeus não precisarem ser liberados, em função da necessidade de quarentena no retorno para alguns países.

Hoje temnova reunião virtual entre o presidente da Fifa e o Conselho da Conmebol. Que provavelmente vai sacramentar a decisão por uma solução alternativa. As associações dos países, como a CBF, entendem que a perda de valor comercial das seleções sem suas maiores estrelas faz do adiamento o melhor caminho.

Blog com globo.com