Ceni enfrenta o Fortaleza pela primeira vez como adversário
   26 de dezembro de 2020   │     6:35  │  0

Rogério Ceni, técnico do Flamengo — Foto: André Durão

Rogério Ceni, técnico do Flamengo — (Foto: André Durão)

Logo mais às 19 horas, haverá muito mais do que só a emoção do jogo entre Fortaleza e Flamengo na Arena Castelão pela 27ª rodada da Série A do Brasileiro. O palco de tantas conquistas para o Tricolor do Pici também servirá para o primeiro encontro com o técnico Rogério Ceni, agora como adversário.

A passagem de Ceni à frente do Fortaleza ficou marcada pela mudança de patamar do clube e da própria carreira do treinador. Depois de um início conturbado no São Paulo, o comandante assumiu o Tricolor cearense e causou uma verdadeira revolução dentro e fora das quatro linhas. Além das mudanças estruturais, o Leão ganhou títulos: a Série B do Brasileiro de 2018, a Copa do Nordeste de 2019 e o Campeonato Cearense em 2019 e 2020.

Badalado no comando do Leão, o treinador deixou o clube em agosto do ano passado para assumir o Cruzeiro, mas acabou retornando ao time cearense no fim do mês seguinte. Ao todo, Rogério Ceni ficou 1041 dias à frente do Fortaleza, com 153 jogos como técnico e aproveitamento total de 60,1%

Desafio de um lado, cobrança de outro

Ao assumir o Flamengo na vaga de Domenèc Torrent, Ceni abdicou, pela segunda vez, da idolatria e da estabilidade à frente do Fortaleza. Segundo o próprio treinador, “o torcedor tricolor compreende (a saída) pelo tamanho do desafio”.

Na frente da equipe carioca, o time foi eliminado nas quartas da Copa do Brasil e nas oitavas da Libertadores. Com apenas o Brasileirão, o Flamengo vem em desenvolvimento principalmente no mês de dezembro, e hoje ocupa a vice-liderança, com 48 pontos, cinco a menos do que o líder São Paulo, mas, com menos 1 jogo.

Já no Fortaleza, a missão de substituir o segundo treinador mais longevo da história do clube ficou à cargo de Marcelo Chamusca. Na terceira passagem à frente do Tricolor do Pici, o comandante tinha o objetivo de conduzir o Tricolor na reta final da Série A, mantendo o time na elite do futebol nacional para 2021.

Com apenas uma vitória em sete jogos, o Fortaleza vem caindo pela tabela do Brasileirão, e hoje ocupa a 14ª posição, com 30 pontos – apenas dois à frente do Vasco, primeiro time dentro do Z-4 da Série A.

O trabalho de Chamusca vem sendo contestado, a ponto de a torcida cobrar o elenco em treino no Pici e a saída do treinador ter sido cogitada após o Clássico-Rei do último domingo (20), demissão descartada pela diretoria tricolor.

Blog e ge.globo/CE