Sport é único clube da Série A que adia pleito
   2 de dezembro de 2020   │     17:00  │  0

Na última segunda-feira, o Sport determinou o adiamento completo das eleições presidenciais no clube – que aconteceriam no dia 18 de dezembro – para março de 2021. A mudança coloca o Rubro-negro em um cenário diferente dos concorrentes neste Brasileirão. Isso porque o clube se tornou o único a estender o mandato até o fim da temporada, entre os 11 times da Série A com votação prevista para 2020.

Neste ano, por conta da pandemia causada pela Covid-19, a competição será finalizada apenas no dia 24 de fevereiro. Em meio a este cenário, um grupo de Conselheiros do Sport solicitaram o adiamento do pleito argumentando com a “necessidade de dar maior tranquilidade ao time”, que está beirando a zona de rebaixamento, e as restrições motivadas pela crise sanitária nacional.

Três clubes da elite nacional tiveram presidentes eleitos nas últimas semanas: Corinthians, Botafogo e Vasco. Todos adotando medidas de distanciamento social nos locais de votação, além do uso de máscaras e álcool em gel. O Cruz-Maltino, no entanto, ainda passa por desdobramentos na Justiça referentes ao pleito.

O clube elegeu Leven Siano em votação presencial no dia 7 de novembro, e depois Jorge Salgado, em pleito híbrido (permitindo participação remota), no dia 14. Os candidatos tentam validar as respectivas eleições. Nos últimos dias, o atual presidente, Alexandre Campello, manifestou-se sobre a disputa e pediu revisão na Justiça, com possibilidade de um terceiro pleito, para 12 de dezembro.

As outras sete equipes que estão em fim de mandato, têm votação marcada para as próximas semanas, em dezembro. É o caso de Atlético-MG, Internacional, Santos, São Paulo, Bahia, Coritiba e Goiás. Cada uma vive cenários distintos atualmente.

O Rubro-negro pernambucano tem quatro chapas com pré-candidatos a eleição – Delmiro Gouveia, Eduardo Carvalho, Luiz Carlos Belém e Nelo Campos.

Blog com ge.globo/PE