Lateral da base do CRB é aposta segura no CSA
   9 de julho de 2020   │     8:00  │  0

Mauro Vital, lateral-direito do CSA — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM CSA

Mauro Vital, lateral-direito do CSA — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM CSA

O CSA aposta no jovem lateral-direito Mauro Vital. Ele chegou ao clube no ano passado, depois de ter se destacado no CRB.

No Mutange, o alagoano disputou competições na base e se profissionalizou. Aos 20 anos, Mauro busca espaço no elenco e está ainda na fase de transição.

O articulado Mauro contou ao GloboEsporte.com como foi sua formação no futebol.

– O processo de formação é um processo de maturação, tanto da pessoa como atleta quanto ser humano mesmo. Acho que amadureci muito como atleta, a parte física e tática, mas a parte mental foi essencial, pra deixar de tomar atitudes de uma pessoa mais jovem pra me tornar adulto mais rápido, fazendo escolhas diferentes.

Segundo Mauro, ele tem dois motes na carreira:

– Duas coisas que sempre carreguei comigo foram dedicação e abdicação. Sempre me dediquei muito ao que eu queria e também abri mão de muita coisa. Saí de casa e fui morar sozinho com 12, 13 anos e voltei só com 17, então sempre levo isso comigo.

Mauro lembrou que um atleta precisa fazer escolhas difíceis. Sair cedo da casa dos pais, mudar de cidade e deixar parte da juventude de lado… Mesmo assim, ele disse que valeu a pena.

– Acredito que as etapas que um jogador precisa cumprir estão muito nisso que falei, dedicação e abdicação. Sempre fui muito dedicado nos treinos, com meu corpo, minha alimentação, e sempre abri mão de festas, de sair com meus amigos, de estar com a minha família, então é um processo difícil.

Para o lateral, muitos jogadores bons de bola ficam pelo caminho porque não aceitam pagar o preço que o futebol exige de um atleta.

– Acho que muitos garotos não conseguem chegar nesse nível porque você precisa fazer escolhas difíceis, você perde sua infância por causa de jogos e treinos. Pra mim não foi uma perda porque sempre quis isso e via isso como uma conquista, então fui feliz em todas as decisões que tomei – contou Mauro, que nasceu em Maceió, mas já deixou Alagoas para jogar no Avaí, Bragantino e Atibaia/SP.

Mauro contou ainda que se encantou pelo projeto do CSA.

– Não tive dúvidas entre ficar aqui em Maceió e ir para o Sul. Acho que foi a decisão mais certa que tomei na minha vida. Hoje tô no maior de Alagoas, tô no profissional e tô colhendo os frutos que eu plantei em 2019.

Blog com Globo Esporte/AL