Série A: chances, vaga para a Libertadores e rebaixamento
   29 de outubro de 2019   │     0:05  │  0

O Portal Terra Esportes faz um retrato do momento da Série B, baseado nas estatísticas do INFOBOLA.

Faltam apenas dez rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e a maioria das equipes já têm definido o objetivo nesta reta final de competição. De acordo com a matemática, o Flamengo caminha a passos largos rumo ao título, a briga pela Libertadores deve ser acirrada e o rebaixamento deve ter apenas uma vaga  em aberto.

De acordo com o Infobola, o Corinthians tem apenas 12% de chances de se classificar para a Libertadores. Já o Flamengo mantém sua folga de 96% de possibilidades de título e o Cruzeiro continua ameaçado de queda, com 42% de possibilidade de cair para a Série B.

CHANCES DE TÍTULO

É a disputa que parece mais encaminhada. De acordo o Infobola, apenas Flamengo, Palmeiras e Santos têm chances de ficar com a taça e o clube carioca leva uma enorme vantagem sobre os paulistas. Veja a lista:

  1. Flamengo: 96%
  2. Palmeiras: 3%
  3. Santos: 1%

CHANCE DE CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES

A concorrência para conquistar uma das vagas do torneio continental está mais acirrada. Vale lembrar que o G6 pode virar G7 ou G8. Se o Flamengo for campeão da Libertadores diante do River Plate, abre uma vaga no Brasileirão. O mesmo acontece se o Athletico-PR ficar entre os seis primeiros, já que o time paranaense ganhou a Copa do Brasil e obteve a classificação direta para a Libertadores de 2020.

Olhando a disputada apenas como G6, Flamengo, Palmeiras e Santos já estão praticamente garantidos, enquanto o São Paulo tem situação encaminhada. As duas vagas restantes serão disputadas até o fim e Inter e Grêmio aparecem pouco à frente. Confira as chances de cada time:

  1. Flamengo: 99%
  2. Palmeiras: 99%
  3. Santos: 91%
  4. São Paulo: 51%
  5. Inter: 24%
  6. Grêmio: 18%
  7. Corinthians: 12%
  8. Bahia: 3%
  9. Goiás 2%
  10. Vasco: 1%

CHANCE DE REBAIXAMENTO

Na parte inferior da tabela, a briga também deve ser intensa. Dois times parecem não ter chances de se manter na elite nacional: Avaí e Chapecoense. O CSA, também em dificuldades, tenta reagir para escapar. Outros oito clubes ainda podem cair e a situação do Cruzeiro é a mais delicada. Veja as chances de rebaixamento dos clubes:

  1. Avaí: 99%
  2. Chapecoense: 99%
  3. CSA: 73%
  4. Cruzeiro: 42%
  5. Fluminense: 33%
  6. Ceará: 31%
  7. Fortaleza: 12%
  8. Botafogo: 6%
  9. Atlético-MG: 3%
  10. Vasco: 1%
  11. Goiás: 1%.