Ameaçado de punição no Flamengo, Bandeira vai se defender: ‘Todo esse processo é injusto’
   18 de maio de 2019   │     0:02  │  0

ESP Rio de Janeiro (RJ) 15/05/2019. Entrevista com o ex- presidente do Flamengo Bandeira de Mello. Foto Marcos Ramos / Agencia O Globo.

Ex- presidente do Flamengo, Bandeira de Mello, o maior dos últimos tempos. (Foto: Marcos Ramos / Agencia O Globo. Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo)

 

O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, decidiu ir ao julgamento marcado para o dia 20 de maio, segunda-feira, no Conselho de Administração do clube, para se defender de um inquérito interno que pode terminar com sua inelegibilidade nos pleitos presidenciais de 2021 e 2024. Em caso de nova punição, há risco de expulsão.

Na sessão da semana que vem, Bandeira vai argumentar contra o relatório da comissão de inquérito do Conselho de Administração (Coad), que indica que o dirigente e o grupo SoFla teriam combinado um processo na Justiça comum contra o clube.

A ação na 34ª Vara Cível, movida pelo sócio Bruno Barki, pedia que fosse observado o texto do estatuto que diz que a preferência de escolher as cores das chapas eleitorais se dá por ordem de chegada. Tanto a chapa de Ricardo Lomba, candidato de Bandeira ao pleito de 2018, quanto a de Rodolfo Landim, queriam o direito de usar a cor azul, que reunia as duas correntes em 2012.

– Minha primeira reação foi não fazer nada. Por achar injusto. Pensei: “Já cumpri minha missão, fiz o melhor que eu pude, se o clube quiser me expulsar, me expulse e eu sigo minha vida como torcedor”. Mas vários amigos e torcedores estão fazendo um movimento de apoio, e estou reavaliando. Provavelmente apresentarei defesa, em respeito a essas pessoas – afirmou Bandeira em entrevista ao EXTRA.

O ex-presidente, que deixou o poder no começo de 2019, deu procuração para que uma pessoa próxima vá à Gávea tomar conhecimento do parecer da comissão de inquérito. Nele, a tese é que o atual diretor jurídico do Flamengo, Bernardo Accioly, fora obrigado a escrever um relatório a favor da ação e da manifestação do clube sobre ela na Justiça.

No fim, foi Bandeira quem assinou a autorização para que o clube se manifestasse a favor do cumprimento do estatuto, estabelecendo a preferência na ordem de chegada para a chapa de Lomba. Porém, o presidente do Coad, Bernardo Amaral, determinou que a decisão sobre as cores ficasse a cargo da Comissão Eleitoral, dando início ao imbróglio.

– O Bruno Barki entrou na Justiça, que indagou o Flamengo. O Flamengo era eu. Eu teria que responder à juíza. E o jurídico preparou um parecer me pedindo autorização para que o clube interviesse da maneira que eles achavam mais correta. O Accioly me pediu autorização pra se manifestar na ação. Aí alegaram que eu entrei na Justiça contra o clube. Falam de lide simulada. Não faz sentido – disse Bandeira.

Indagado se tudo isso seria uma tentativa da atual administração em tirá-lo de cena no clube, impedindo de tentar novas eleições, o ex-presidente deixou em aberto:

– Essa é uma interpretação. Se eu sofrer uma punição, estou inelegível. No caso de uma segunda punição, estou expulso. Podem abrir outro inquérito. Se é pra evitar que eu me candidate, não cabe a mim avaliar. Não gostaria de participar de um clube em que as pessoas não me querem. Já cumpri minha missão. Em princípio teria problema até em casa (se me candidatasse) – afirmou. – Alguma motivação existe.

Nota do Blog: Punir o ex-presidente do Flamengo, Bandeira, responsável pela recuperação do clube, hoje, uma referência para os demais clubes brasileiros, por uma cor de chapa, configura a maior vídeo cassetada dos últimos tempos. O ex-presidente, um Executivo de sucesso, limpou o nome do time do seu coração, recuperando seu prestígio e praticamente zerando suas dívidas, além de manter um saldo financeiro invejável na atualidade. Que vergonha para o time de maior torcida do Brasil.

Blog e EXTRA