Botafogo vê situação difícil para chegar à semi do Carioca pela classificação geral
   4 de março de 2019   │     0:03  │  0

Zé Ricardo preocupado: treinador sabe da situação difícil do Botafogo
Zé Ricardo preocupado: treinador sabe da situação difícil do Botafogo (Foto: Marcelo Theobald/O Globo)

 

O torcedor que acompanha o noticiário desavisado em meio ao carnaval pode não se dar conta, mas o Campeonato Carioca se aproxima da fase final. Com a Taça Rio está chegando ao fim, outra tabela passa a ganhar importância: a classificação geral do Estadual. E a pior situação é a do Botafogo.

A derrota para o Volta Redonda complicou o Alvinegro. Isso porque faltando quatro rodadas para o fim da Taça Rio, o Glorioso vê suas possibilidades de classificação para as semifinais ficarem pequenas. Matematicamente ainda há probabilidade de classificação pela tabela geral, mas na prática, a grande chance é o título do segundo turno.

Com apenas cinco pontos em toda a competição, o Botafogo precisa vencer todas as quatro partidas restantes e torcer para uma improvável combinação de resultados para chegar às semifinais pela classificação geral. Restando 12 pontos, o Alvinegro precisa que outros seis times à sua frente na tabela não cheguem aos 17 pontos. Na zona de classificação, o Volta Redonda é o terceiro com 16 e o Fluminense é o quarto, com 14.

A campanha é tão ruim que o Glorioso, nono colocado do Estadual, precisa se preocupar com a Seletiva. O clube de General Severiano está a dois pontos do Madureira, o primeiro na zona para o Grupo X de 2020.

Secar os rivais

O Botafogo sabe que precisará secar seus rivais. O que de pior pode acontecer ao Glorioso é um título do Vasco na Taça Rio. Nessa situação, os dois outros melhores times na classificação geral disputariam a vaga na decisão do Estadual.

O regulamento prevê em seu Artigo 29, que, caso um time vença os dois turnos, estará automaticamente classificado para a final do campeonato. Neste caso, “a semifinal será realizada somente por outras 2 (duas) associações de melhor classificação” na tabela geral.

Como o Botafogo não alcança mais o Flamengo, outro alvo é o Fluminense. O Alvinegro, que enfrenta o rival na 4ª rodada, no dia 17, no Maracanã, precisa que o Tricolor não vença mais do que uma partida. Duas vitórias do time de Fernando Diniz eliminam o clube na classificação geral.

Pequeno surpreende

O Volta Redonda é a grande surpresa da competição. Com 16 pontos, é a pedra no sapato dos grandes e está “infiltrado” na zona de classificação.

Além da vitória que complicou o Alvinegro, o arrumado time de Toninho Andrade empatou com o Fluminense na estreia e tem 100% de aproveitamento no Raulino de Oliveira, seu estádio. E cabe mais: como ainda enfrenta o Flamengo, há chance do Voltaço chegar até à liderança geral do Carioca.

Blog com EXTRA