México ganha impulso para ir além das oitavas e supera pessimismo após vitória sobre a Alemanha
   19 de junho de 2018   │     0:03  │  0

Jogadores do México comemorando

Jogadores do México comemorando (Foto: AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV)

Há 24 anos, o México amarga eliminações sucessivas nas oitavas de final da Copa do Mundo. Desta vez, porém, há um motivo a mais para sonhar ir mais longe. A vitória inédita sobre a Alemanha, pelo grupo F, enche de esperança uma nação marcada pelo pessimismo com sua seleção em função do retrospecto, mas também pela festa, como a vista no estádio Lujniki, em Moscou, um impulso perfeito para a campanha. A maioria dos 78 mil presentes cantou, previu o “olé”, e também passou dos limites chamando o goleiro Neuer de “puto”, um termo homofóbico como “bicha”, no Brasil.

A façanha, no entanto, foi marcada por bom futebol. De igual para igual com os atuais campeões do mundo, como previa o até então contestado técnico Juan Carlos Osório. Com trabalhos questionados no Brasil, o “Profe” encheu a si mesmo e o elenco de moral. Marcada nos últimos dias por polêmicas em relação a festas de jogadores, o México surpreendeu a todos até em seu próprio país. Rafael Marquez, o zagueiro de 39 anos que chegou a sua quinta Copa do Mundo, desabafou após dizer que não queria enfrentar o Brasil nas oitavas de final.

Até agora, o México havia perdido dois jogos e empatado um com a Alemanha na competição. Uma nova página foi escrita. Que pode terminar com o mesmo roteiro de queda precoce nas oitavas, mas prova que grandes jogos também ficam para a história.

– Resultado que nos faz conectar com o povo. Tudo que passamos serviu de experiência para dias como hoje. Quando somos meninos e queremos ser futebolísticas esperamos dias como esse, ganhar um jogo desse em um Mundial – resumiu o goleiro mexicano Ochoa.

Blog com EXTRA