Estádio do Dínamo, que receberia a Copa, está longe de ficar pronto
   1 de maio de 2018   │     0:03  │  0

Obras no entorno do estádio do Dinamo de Moscou: construção começou há dez anos e ainda não acabouObras no entorno do estádio do Dinamo de Moscou: construção começou há dez anos e ainda não acabou (Foto: Bernardo Mell)

Dez anos de obras, mais de R$ 5 bilhões investidos e um estádio ainda fechado. O exílio do Dínamo de Moscou, um dos clubes mais tradicionais da Rússia, começou com a promessa de uma arena que receberia a Copa do Mundo de 2018. Faltando pouco dias para o Mundial, a realidade é distinta: descartada há muito pela Fifa, a Arena VTB segue cercada por um canteiro de obras — este em plena atividade.

Na última semana, a data de inauguração foi adiada pela terceira vez: a Federação Russa considerou o local inapropriado para receber o amistoso entre Rússia e Turquia, em 5 de junho.

A obra segue ativa. Além de muita terra e grande movimento de guindastes e operários, há restos de construção espalhados. Barras de ferro e pedras soltas no local poderiam ser facilmente usadas por torcedores violentos.

Na última semana, a União de Futebol da Rússia (RFU) decidiu levar o amistoso contra a Turquia para o estádio do CSKA, rival do Dínamo. Entre os motivos, citou “questões de segurança” e o “nível de conclusão” da Arena VTB.

O custo da obra foi atualizado pela última vez em 2016: U$ 1,5 bilhão, segundo declarações à agência estatal “Tass”. Em valores atuais, o orçamento, que engloba as áreas residenciais e de lazer no entorno, passa de R$ 5,2 bilhões. Nenhum estádio da Copa consumiu cifras tão altas.

Blog com EXTRA