Neto Baiano só perde para Fred como goleador da década
   6 de janeiro de 2018   │     8:34  │  0

  Atacante do CRB, Neto Baiano marcou 124 gols na década (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas) Atacante do CRB, Neto Baiano marcou 124 gols na década (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

 

O atacante Neto Baiano tem um número expressivo para comemorar. Camisa 9 do CRB, ele é o segundo na lista de artilheiros do futebol brasileiro da década. Com 124 gols, perde apenas para o atacante Fred, do Cruzeiro, que lidera a lista, com 174 gols. Em quinto, o alagoano Zé Carlos fecha o top 5, com 110. A relação de goleadores ainda conta com outras figuras carimbadas do futebol alagoano: Rafael Oliveira, Leandro Kível, Léo Gamalho, Lúcio Maranhão… Os números foram levantados pelo blog Numerólogos, do GloboEsporte.com.

No top 50, são dez jogadores com passagem por clubes alagoanos: seis no CRB (Neto Baiano, Zé Carlos, Lima, Isac, Lúcio Maranhão e Marcos Aurélio), três no ASA (Léo Gamalho, Leandro Kível e também Lúcio Maranhão) e dois no CSA (Rafael Oliveira e Giancarlo).

Segundo da lista, Neto Baiano, de 35 anos, viveu a melhor fase no Vitória e no Sport, entre 2011 e 2014. A temporada com o maior número de gols foi a de 2012: jogou até julho no clube baiano, fez 38 gols e saiu para o Kashiwa Reysol, do Japão. No CRB, Neto jogou as duas últimas temporadas e tem 27 gols. Em 2017, balançou a rede oito vezes na Série B e foi o artilheiro do time alagoano.

Em quinto no ranking, Zé Carlos foi artilheiro da Série B duas vezes na década (em 2012, no Criciúma, e em 2015, no CRB). O atacante chegou a passar a temporada de 2014 em branco no futebol brasileiro, quando jogou no Al-Sharjah, dos Emirados Arabes, e, mesmo assim, garantiu presença no top 5 de GE.

Também estão entre os dez primeiros outros dois atacantes com passagens por clubes alagoanos. Rafael Oliveira, com 109 gols, ficou em sexto. Em 2016, o atacante jogou 11 vezes no CSA e fez quatro gols. O 10º é Léo Gamalho, que jogou no ASA em 2013 e chamou atenção na campanha do vice-campeonato da Copa do Nordeste.

Blog com Globoesporte/AL