2017 do Flamengo teve expectativa alta e resultado abaixo do esperado
   5 de janeiro de 2018   │     0:01  │  0

Resultado de imagem para bandeira do mengão

O Flamengo começou o último ano com a expectativa de conquista da Libertadores, seu principal objetivo na temporada. Só que a eliminação precoce na competição, mais uma vez com ares dramáticos, foi o ápice dos resultados adversos em 2017. No entanto, em fatos, os rubro-negros tiveram desempenho razoável. A equipe chegou às finais do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, mas o título veio somente no Estadual.

O ano começou promissor para os rubro-negros, com a conquista do título carioca de forma invicta. Só que a eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores foi sentida pelos rubro-negros, que em nenhum momento brigou pelo título do Campeonato Brasileiro. Para piorar, as derrotas nas finais da Copa do Brasil e Sul-Americana colocaram em xeque a diretoria pelas contratações feitas ao longo da temporada.

Quem brilhou no ano foram os garotos oriundos das categorias de base do clube, como Vinícius Júnior, Felipe Vizeu, Lucas Paquetá e o goleiro Cesar. Vinícius Júnior, principal jóia do clube, foi negociado com o Real Madrid por 45 milhões de euros, mas só irá para a Espanha quando completar 18 anos. As contratações feitas pela diretoria não fizeram diferença. O argentino Dario Conca chegou com status de ídolo, mas ficou pouco tempo em campo. Mesmo recuperado de uma cirurgia no joelho, o meia nunca conseguiu readquirir a forma física que o levou a ser ídolo no Fluminense.

Dos recém-chegados, o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rhodolfo e o meia Éverton Ribeiro tiveram mais destaque. Outros, como o atacante Geuvânio, pouco acrescentaram ao elenco.

Nos números, no total de 84 jogos, foram 42 vitórias, 24 empates e 18 derrotas. O ataque rubro-negro marcou 136 gols e levou 74, com o saldo positivo de 62. O artilheiro da equipe com 20 gols foi o atacante Paolo Guerrero, que virou desfalque da equipe na reta final da temporada. O jogador foi pego no exame antidoping realizado quando ele estava com a seleção peruana, e está suspenso até agosto, e pode não vestir mais a camisa do clube.

PERSPECTIVAS PARA 2018

Os resultados abaixo do esperado fizeram a diretoria rubro-negra repensar algumas medidas para 2018. O clube não deve fazer grandes investimentos. A prioridade é a contratação de um atacante, já que Paolo Guerrero está suspenso até agosto.

O pensamento do técnico Reinaldo Rueda, sem garantia de volta ao clube, é de abaixar a média de idade do elenco. Por isso, o comandante deve dar mais chances aos garotos oriundos das categorias de base do clube.

Mesmo assim, pode ser que ainda haja mudanças dentro do clube. O próprio Reinaldo Rueda pode nem ficar para a próxima temporada. Os dirigentes rubro-negros ainda não tomaram qualquer iniciativa após perda do título da Sul-Americana. O certo é que a prioridade será mais uma vez a Libertadores.

Blog com Gazeta Press