Flamengo não vence o ‘favorito’ River há 24 anos, e única vitória na Argentina foi com Zico em 1982
   27 de dezembro de 2017   │     0:04  │  0

Ignacio Scocco, do River Plate
O atacante Ignacio Scocco, destaque do River Plate da Argentina (Foto: Gustavo Garello / STR)

 

Adversário mais difícil pela frente na Libertadores de 2018, o Flamengo não vence o River Plate há 24 anos. O Rubro-negro fez as últimas partidas contra o rival argentino no ano 2000, pela Copa Mercosul. Na ocasião, foram quatro jogos, sem nenhuma vitória, nem no Maracanã. Pela Libertadores, o encontro é mais antigo, mas não menos traumático. Em 1993, o Flamengo venceu no Rio, pela última vez, mas perdeu no Monumental de Nuñez.

Dois anos antes, venceu no Maracanã pela mesma competição, mas também foi derrotado fora de casa. Atuando na Argentina, a última vitória foi em 1982, pela Libertadores, por 3 a 0, com o time do título mundial em campo. Gols de Zico, Lico e Nunes. No mesmo ano, no Maracanã, um 4 a 2 no jogo de volta também com gol de Zico, com Junior, Tita e Ronaldo Marques completando o placar.

Antes disso, a história do confronto chega na década de 1960, com equilíbrio em cinco amistosos internacionais: Três vitórias do Flamengo e duas do River Plate.Nos dias atuais, o gigante argentino, o tricampeão da Libertadores começou sua retomada em 2014, quando foi campeão da Copa Sul-Americana e voltou à principal competição do continente.

Desde então, oscila grandes campanhas e participações aquém do esperado. O título sobre o Tigres em 2015, já sob o comando de Marcelo Gallardo, coroava o bom momento. Mas o atual campeão foi eliminado nas oitavas de final em 2016. A má impressão durou até uma virada histórica este ano, sobre o Jorge Wilsterman. Após perder o jogo de ida por 3 a 0, fez 8 a 0 na Argentina. Entretanto, o ar de favorito parou no coirmão Lanus na semifinal. No plantel atual, tem como destaques o zagueiro Maidana e o atacante Scocco.

Blog com EXTRA