Bahia e Vitória veem horizonte mais promissor no 2º turno
   10 de agosto de 2017   │     0:02  │  0

Bahia abriu 4 pontos de distância para Z-4; Vitória terá no sábado, ante o Avaí, chance de deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez - Foto: Raul Spinassé l Ag. A TARDE e Adilton Venegeroles l Ag. A TARDEBahia abriu 4 pontos de distância para Z-4; Vitória terá no sábado, ante o Avaí, chance de deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez na Série A (Foto: Ag. A TARDE)

Exercício maluco: como Bahia e Vitória terminariam o Campeonato Brasileiro caso mantivessem o aproveitamento que têm com seus atuais treinadores? A resposta é de animar os mais ingênuos: na Libertadores.

Loucura à parte, a dupla baiana vive um momento de esperança depois de um primeiro turno no qual sofreu à beça. Tanto que apenas neste fim de semana, com 19 rodadas decorridas, rubro-negros e tricolores puderam comemorar, juntos, triunfos das duas equipes.

O Vitória deu uma ótima guinada após a chegada do técnico Vagner Mancini, que, em três jogos, levou o time à conquista de sete pontos. Um aproveitamento de 78%, inferior só ao do líder Corinthians, que, hipoteticamente (e utopicamente) mantido durante o segundo turno inteiro, faria o Leão terminar a competição com 63 pontos – mais do que fizeram Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR, todos classificados à Libertadores via Brasileirão-2016.

Do lado do Bahia, ainda sem um treinador definitivo anunciado, o interino Preto Casagrande comandou o elenco em um empate e um triunfo. Desempenho que deixa a equipe com 67% de aproveitamento sob sua batuta, abaixo apenas do geral de Corinthians e Grêmio. A repetição desse número em toda a segunda metade do campeonato faria o Esquadrão somar 61 pontos, o que lhe colocaria dentro do G-6, no quinto lugar, em 2016.

Mais relevante, porém, é ressaltar outros feitos recém-conquistados pela dupla Ba-Vi. Nenhum dos dois tinha vencido em casa durante o inverno soteropolitano. O Leão findou um jejum de seis partidas na última quarta-feira, com o 3 a 1 sobre a Ponte Preta. E o Tricolor deu cabo a uma sequência de cinco duelos sem triunfos.

Blog com A TARDE