Barcelona de Guayaquil: um clube que leva o futebol brasileiro em sua história
   20 de abril de 2017   │     0:03  │  0

Resultado de imagem para Bandeira do Barcelona de Guayaquil

Fundado por torcedores do Barça da Espanha, o Barcelona de Guayaquil, no Equador, tem laços fortes com o futebol brasileiro (Foto: Trivela-UOL)

Adversário do Botafogo na noite de hoje, pela Libertadores da Amética, o Barcelona de Guayaquil tem uma ligação muito forte com o futebol brasileiro. Desde 1962, a principal equipe do futebol equatoriano traz em sua história jogadores que marcaram época, ganharam destaques e nunca mais foram esquecidos, como é o caso do goleiro Manga e o técnico Otto Vieira.

Criado por jovens de no máximo 18 anos, da parte Sul de Guayaquil, em 1925, o clube recebeu o nome de Barcelona após a sugestão de um espanhol que ajudou na realização do sonho e era torcedor fanático do xará europeu. Com o passar do tempo, foi ganhando muitos adptos e cresceu de vez quando venceu seu primeiro título nacional em 1960.

Até 1962, o time era formado apenas por jogadores equatorianos. Foi quando alguns diretores resolveram contratar estrengeiros e pensaram no Brasil, então bi-campeão mundial. Os grandes incentivadores foram os técnico Armando da Silva e Francisco de Souza Ferreira Gradin.

Blog com GloboEsporte