No Uruguai, Peñarol x Nacional é suspenso por confronto de torcidas
   28 de novembro de 2016   │     0:02  │  0

O clássico entre Nacional e Peñarol pelo Campeonato Uruguaio foi suspenso antes mesmo de ter começado devido a atos de violência das duas torcidas. Há relatos de brigas e depredações fora do estádio, além de espancamentos e roubos dentro do Centenário, palco da partida. Nas redes sociais há um vídeo de um torcedor, aparentemente do Peñarol, arremessando um botijão de gás para fora do estádio.

Funcionários da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) foram assaltados dentro da Tribuna Amsterdam, atrás de um dos gols, onde normalmente se concentra a torcida do Peñarol. Ao contrário do que acontece na Argentina, onde os clássicos são disputados com torcida única, no Uruguai o estádio é dividido. O chefe da polícia, Mario Layera, disse ao canal de televisão VTV que não havia segurança na Tribuna Amsterdam, nde fica a torcida do Peñarol, motivo pelo qual pediu ao árbitro para suspender a partida.
– Tomamos essa decisão com base nas informações que vieram da Polícia – disse o árbitro Leodan Gonzalez, ao justificar o cancelamento do clássico.

Esta seria a 13ª de 15 rodadas do Campeonato Uruguaio. O Nacional é o vice-líder, com 25 pontos – um ponto a menos que o Danubio, que, no entanto, tem um jogo a mais. O Peñarol não tem mais chance de título, é apenas o 11º colocado, com 12 pontos.

O clima de violência pairou durante toda a semana sobre o clássico uruguaio. Autoridades cogitaram não abrir parte das arquibancadas para evitar confrontos – plano que caiu na véspera do clássico. Ainda não confirmação de quando a partida entre Nacional e Peñarol será disputada.