Daniel Alves muda estilo da Juventus. E faz outro brasileiro brilhar
   19 de outubro de 2016   │     0:03  │  0

Com Daniel Alves, Juventus joga mais pelas laterais do que na temporada passada

Com Daniel Alves, Juventus joga mais pelas laterais do que na temporada passada (Foto: Divulgação)

Quando Daniel Alves acertou a troca do Barcelona pela Juventus, um ponto de interrogação surgiu: será que o lateral da seleção brasileira teria sucesso no futebol italiano? Afinal de contas, no calcio as defesas são mais fechadas, os técnicos não são fãs de laterais que mais apoiam do que defendem e, aos 33 anos, o jogador não parecia ter idade para mudar de estilo de jogo.

O início da temporada, porém, mostrou que não é preciso se preocupar com o baiano. Daniel Alves virou o dono do time da Juventus e ainda ajuda outro brasileiro do elenco. Alex Sandro, ex-Santos e Porto, é cada vez mais titular da lateral esquerda da Juventus: ele é, ao lado do goleiro Buffon, o jogador com mais tempo em campo do time no Campeonato Italiano.

A criação de uma dupla de laterais em um gigante italiano não é novidade. Saudosistas não se esquecem de Cafu e Serginho no Milan, uma das duplas brasileiras de maior sucesso no futebol europeu. Com seus cruzamentos, o ucraniano Shevchenko e o italiano Inzaghi cansaram de marcar gols.

É mais ou menos o que acontece agora, na Juventus, com Daniel Alves e Alex Sandro servindo os argentinos Dybala e Higuain. O ex-Barça mudou completamente o jeito de jogar da equipe. Na temporada passada, a bola sempre passava pelo meio-campo, nos pés de Pogba e Marchisio. O francês deixou o clube e o italiano está contundido.

Daniel Alves toca a bola 73 vezes por jogo. Pjanic, o bósnio que chegou para ser o grande criador de jogadas da equipe, participa menos, com 62 passes. Como comparação, Pogba e Marchisio faziam menos de 50 passes por jogo cada na temporada passada.

Blog com UOL Esporte