Alecsandro é absolvido pelo Pleno do TJD-SP após polêmica de doping
   4 de outubro de 2016   │     0:02  │  0

Após provar inexistência de substância proibida em exame no qual foi acusado em abril deste ano, atacante dá fim ao caso nesta segunda-feira

Alecsandro Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

Alecsandro está livre para atuar pelo Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

O atacante Alecsandro já estava livre para atuar pelo Palmeiras após conseguir um efeito suspensivo da Wada (Agência Mundial Antidoping) e provar falso doping em um exame no qual foi detectado em abril deste ano. Nesta segunda-feira, o último capítulo da polêmica: o atleta foi absolvido por unanimidade no Pleno do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de SP e deu fim ao caso.

No primeiro julgamento, realizado no dia 1º de agosto, o jogador havia sido punido com dois anos de suspensão por ter apresentado a substância O-Dephenylandarine em seu organismo, no clássico contra o Corinthians disputado no dia 3 de abril, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista.

A defesa do atleta, por meio dos advogados Pedro Fida e Bichara Abidão Neto, entrou com recurso e conseguiu reverter a decisão, alegando que o caso de Alecsandro se tratava de um falso doping.

Anteriormente, o TJD não havia aceitado o argumento da defesa de que a composição dos shampoos e loções utilizados pelo atleta durante um tratamento capilar (Finasterida e Flutamida), mesmo sem qualquer restrição inicial, poderia produzir radicais semelhantes aos da substância na qual ele teve o doping apontado. Levada à Wada, porém, a tese foi aceita.