Brasil contará com 100 atletas militares nos Jogos Olímpicos
   14 de junho de 2016   │     0:02  │  0

A 55 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Ministério da Defesa alcançou a meta de classificar 100 atletas militares para a competição. O objetivo foi atingido no final da última semana, após a divulgação, pela Confederação Brasileira de Ciclismo, dos nomes das sargentos da Aeronáutica Clemilda Fernandes e Flávia Paparella, na modalidade de ciclismo de estrada.

O número de atletas das Forças Armadas classificados é o dobro da quantidade da Olimpíada de Londres, em 2012, quando 51 militares competiram. “É um marco relevante na história do desporto militar brasileiro e representa para nós integrantes do Ministério da Defesa um grande privilégio podermos ofertar essa vultosa contribuição para a transformação do Brasil em potência olímpica. Como ainda existem vagas em disputa, temos grandes possibilidades de ampliar essa participação”, afirma o diretor do Departamento de Desporto Militar, almirante Paulo Zuccaro.

O próximo desafio do Ministério da Defesa é contribuir para o resultado do Brasil nos Jogos com a conquista de medalhas. “Esse feito aumenta nossos compromissos e nossas responsabilidades na busca de outra meta, a de que nossos atletas militares conquistem pelo menos 10 medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com garra, técnica e vibração, chegaremos lá”, comenta Zuccaro.

Em Londres, os militares subiram ao pódio cinco vezes. A sargento do Exército, Yane Marques, obteve medalha de bronze no pentatlo moderno. Já os judocas Felipe Kitadai, Rafael Silva e Mayra Aguiar conquistaram três medalhas de bronze e o tão sonhado ouro veio pelas mãos da também judoca da Marinha, Sarah Menezes.

Até o momento, o Time Brasil conta com 214 atletas brasileiros. Desse total, 40 são da Marinha, 41 do Exército e 19 da Aeronáutica. A equipe de judô é exclusivamente militar. Os 14 atletas integram o Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. A modalidade está entre as apostas de medalhas brasileiras para a Olimpíada.

Outra delegação composta em grande parte por atletas militares é a de natação. Estão classificados 29 nadadores, dos quais 13 integram o programa de desporto militar do Ministério da Defesa. Entre eles os já medalhistas João de Lucca, Leonardo de Deus, Guilherme Guido, Graciele Herrmann, Etiene Medeiros e Manuella Lyrio.

Blog com Jornal do Brasil