Cabeça de chave, Brasil pode encarar a Alemanha no futebol na 1ª fase da Rio-16
   8 de abril de 2016   │     21:29  │  0

A Fifa divulgou hoje a divisão dos potes para o torneio de futebol da Olimpíada do Rio. Cabeça de chave da competição, a seleção brasileira pode enfrentar na primeira fase a Alemanha, a Suécia e a Nigéria, campeão olímpica em 1996, quando derrotou o Brasil na semifinal.

De acordo com a divisão estabelecida pela Fifa, a Argentina, o Japão e o México, último campeão olímpico, são os outros cabeças de chave do torneio masculino. Segundo a entidade, a divisão se deu através de um ranking baseado no desempenho das seleções nas últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos.

A competição terá quatro grupos com quatro times cada. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque estarão no pote 2. O pote 3 conta com Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul, enquanto Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha estão no pote quatro.

Assim, a seleção brasileira pode ter um grupo com Nigéria, Portugal/Suécia e Alemanha. Por outro lado, pode pegar uma chave teoricamente mais fácil com Iraque, Fiji e Argélia.

Como país sede, o Brasil estará no Grupo A e tem sua estreia programada para o dia 4 de agosto, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, a equipe jogará novamente em Brasília. A última partida da primeira fase está prevista para jogar na Fonte Nova, em Salvador.

Caso se classifique para as quartas de final na liderança da sua chave, a seleção jogará no dia 13, no Itaquerão. Depois, tanto as semifinais (17 de agosto) como a final (20 de agosto) serão disputadas no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Se for para a disputa da medalha de bronze, a seleção jogará no Mineirão, palco da goleada sofrida para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2014.

 

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO