Crise faz tradicionais times desistirem até da 4ª divisão do Paulista
   14 de abril de 2015   │     0:07  │  0

Má gestão, falta de dinheiro e problemas judiciais levaram clubes tradicionais de futebol do interior paulista a uma situação de penúria.

O União São João é um dos principais exemplos. Após revelar atletas como o lateral esquerdo Roberto Carlos, e ser o primeiro clube-empresa no país (em 1993), desistiu de jogar a quarta divisão estadual nesta temporada.

Campeão brasileiro da segunda divisão em 1996, o time esteve na elite estadual de 1988 a 2005, quando começou a derrocada.

Até 2012, se manteve na segunda divisão. Em 2013 jogou a terceira e, no ano passado, a quarta. Em uma rede social, o clube apontou os investimentos feitos para tentar voltar à elite como responsáveis por minar recursos e forças.

“O público foi se afastando do estádio, as cotas da FPF [Federação Paulista de Futebol], diminuindo, o que culminou em dívidas”, diz trecho do texto postado.

No XV de Jaú, a situação é idêntica. Presidente desde o fim de 2014, Laércio Carneiro disse que desistiu da quarta divisão porque a situação do clube é “catastrófica”.

Fundado em 1924, jogou na elite nos anos 50 e de 1977 a meados dos anos 90 –teve jogadores como o atacante França e o zagueiro Edmilson, ambos ex-São Paulo.

Depois, só acumulou dívidas e fracassos em campo – passou as últimas duas temporadas na quarta divisão.

Em situação menos crítica –vai ao menos entrar em campo –, o Noroeste disputará este ano a última divisão do Paulista, após dois rebaixamentos consecutivos.

Com 56 ações trabalhistas na Justiça e R$ 3 milhões em dívidas – R$ 1 milhão envolvendo ex-atletas –, tentará voltar à elite com oito jogadores emprestados pela Ferroviária e jovens atletas que atuaram na Copa São Paulo.

Na última divisão também estarão o América, de São José do Rio Preto, que por mais de 40 anos disputou a elite, e a Portuguesa Santista.

A própria competição está esvaziada neste ano – são 30 equipes contra 39 de 2014.

 

Blog com Folha de São Paulo