MP/SP investiga suposto uso da verba da Petrobras na construção da Arena Corinthians
   17 de janeiro de 2015   │     0:07  │  0

O Ministério Público de São Paulo está investigando o suposto uso de verbas desviadas da Petrobras na construção da Arena Corinthians, Estádio que abrigou a inauguração da Copa do Mundo de 2014 e é de propriedade do Timão. Essa informação foi publicada na última quarta-feira pelo jornal ‘Valor Econômico’, e assinada pelo promotor de justiça Valter Foleto Santin.

É importante ressaltar que as investigações do Ministério Público serão sobre as empresas que participaram da construção da Arena, principalmente pela remoção de dutos da Petrobras que passavam pelo terreno onde estava sendo construído o Estádio, e não sobre o Corinthians.

A promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social fará ao menos cinco investigações sobre a possibilidade do pagamento de propinas em obras realizadas em São Paulo, através de repasses à empresas ligadas ao doleiro Alberto Youssef, principal alvo da Operação Lava-Jato.

A Transpetro, empresa que fez a realocação dos dutos da Petrobras que passavam por Itaquera até fevereiro de 2012, informou através de nota que não recebeu qualquer pagamento da Odebrecht (responsável pela construção da Arena e que é uma das investigadas pelo MP), além de informar que todos os custos do remanejamento foram arcados pela construtura.

Parte da obra da Arena Corinthians foi financiada pelo BNDES, e a Caixa Econômica Federal foi quem fez a liberação do valor de R$ 400 milhões para o Estádio. Em junho, o Corinthians precisará pagar a primeira parcela deste valor, que é de R$ 100 milhões, e o clube tem encontrado dificuldades para obter este recurso até a data marcada. Com isso, foi criado um fundo de captação, que faz com que todas as rendas dos jogos da Arena sejam diretamente repassados a esse fundo, e assim o clube consiga juntar o valor da primeira parcela.

 

Blog com FutNet