EUA oferecem ajuda à Rússia para segurança dos Jogos de Inverno de Sochi
   1 de janeiro de 2014   │     0:05  │  0

O governo dos Estados Unidos teme que militantes islâmicos possam estar preparando ataques com o objetivo de prejudicar os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro, na cidade russa de Sochi, e por isso ofereceu estreita cooperação com a Rússia em matéria de segurança.

Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano, um grupo de militantes fez ameaças diretas explícitas de causar danos aos Jogos.

Dois atentados com bombas na cidade russa de Volgogrado nos dois últimos dias, um na estação ferroviária central e outro em um ônibus, mataram dezenas de pessoas e criaram ansiedade quanto à segurança da competição.

Funcionários dos EUA disseram que autoridades russas e norte-americanas vêm mantendo amplos contatos quanto aos preparativos para a segurança dos Jogos. Os EUA devem compartilhar com a Rússia informações sobre possíveis ameaças ao evento.

Um funcionário do Departamento de Estado informou que os EUA estão adotando “uma porção de medidas” relacionadas com os Jogos de Inverno.

Autoridades do setor de segurança dos EUA disseram que o governo não ficou surpreso com os atentados de Volgogrado e já previa que esse tipo de ataque ocorreria na fase de preparação para os Jogos.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Caitlin Hayden, condenou os atentados em Volgogrado, atribuídos a atacantes-suicidas. Ela acrescentou que o governo norte-americano ofereceu apoio pleno “ao governo russo nos preparativos para a segurança dos Jogos Olímpicos de Sochi”.

“Nós gostaríamos de ter a oportunidade de estreitar a cooperação pela segurança de atletas, espectadores e outros participantes.”

Espera-se que o Departamento de Estado deve emitir um aviso prevenindo viajantes norte-americanos sobre possíveis atentados e tomada de reféns na Rússia, especialmente na região do Cáucaso do Norte, situada a menos de 160 quilômetros de Sochi.