Goleiro revelado pelo Santos supera o frio para ajudar o Verona na Itália
   21 de outubro de 2013   │     0:05  │  0

 

O goleiro Rafael, do Verona, tenta defender chute de Andrea Poli, do Milan

O goleiro Rafael, do Verona, tenta defender chute de Andrea Poli, do Milan

O Hellas Verona pode não ter a melhor defesa do Campeonato Italiano, pois o time já tomou oito gols. Mas, passadas sete rodadas da competição, o goleiro Rafael, 31, revelado pelo Santos, foi o camisa 1 que mais apareceu.

O brasileiro é o goleiro que mais fez defesas até aqui: 46 intervenções. Está bem à frente do segundo colocado, Andrea Consigli, da Atlanta, que já praticou 27 defesas.

O jogador, fã de Buffon, da Juventus, admite que os goleiros dos grandes clubes são menos exigidos, mas ressalta a sua importância para o clube de Verona, atual quinto colocado do Campeonato Italiano.

“É como um prêmio para mim depois de tanto sacrifício. É um trabalho de seis anos. Fico muito feliz em ajudar o time a ganhar os jogos na Série A”, disse Rafael em entrevista ao jornal Folha de São Paulo..

O goleiro, que participou da campanha que levou o Santos ao título brasileiro de 2002, não teve grandes chances no clube. Formado em administração, custou a encontrar um emprego no futebol. Passou pelo São Bento, de Sorocaba, no interior de São Paulo, mas só foi encontrar espaço na Itália.

Contratado em 2007 pelo Hellas Verona, Rafael resolveu encarar o desafio de assumir o gol de um time que, apesar de tradicional no país, estava na terceira divisão. Mal chegou e já assumiu a titularidade. Antes, porém, teve de se acostumar com as baixas temperaturas.

“O frio foi uma das coisas que mais me atrapalharam. Eu nunca tinha jogado na neve. E o ritmo de treinamento também é bem diferente”, afirmou o jogador. Em Verona, a temperatura em janeiro chega a até -2ºC.

“Não penso em voltar, porque depois de tanto tempo jogando fora do país, pouca gente me conhece. Acho difícil entrar no mercado brasileiro”, disse.

O Verona tem outros cinco brasileiros em seu elenco: o goleiro Nicolas, o lateral direito Rômulo, o zagueiro Rafael Marques e os meias Luiz Frello e Raphael Martinho.