Cuba permitirá que atletas locais joguem em ligas estrangeiras
   28 de setembro de 2013   │     0:04  │  0

Cuba fez um anúncio surpreendente no dia de ontem. Dando sequência à adoção de políticas mais liberais na ilha, o país vai permitir que atletas cubanos assinem contratos para competir em ligas estrangeiras.

Conforme autoridades cubanas já haviam adiantado, os atletas serão eleitos para jogar fora, desde que retornem para cumprir os compromissos com o esporte local.

– Será levado em consideração que eles vão ter que estar em Cuba para as  fundamentais competições do ano – diz o Jornal do Partido Comunista, que acrescentou que a medida foi aprovada em uma sessão do Conselho de Ministros,  liderada pelo presidente Raul Castro.

A novidade promete permitir que os atletas de beisebol, os mais destacados da  ilha, se envolvam em contratos valiosos. No entanto, não fica claro se eles  poderão ir para a MLB (Liga Americana de Beisebol) sem restrições ou sem estarem sujeios à lei americana que limita a quantidade de verba transferida para a ilha comunista.

A medida também chega para evitar que novos atletas abandonem o país para assinar contratos milionários. Foi o caso do jogador de beisebol Yasiel Puig, que acertou com o Los Angeles Dodgers em 2012.

Cabe lembrar que a profissionalização no esporte é proíbida em Cuba desde 1961. À época, a ilha estava em proceso de consolidação da revolução de Fidel Castro, que instaurou um regime socialista na região.