Europa vê domínio de brasileiros em “invasão” recorde de jogadores estrangeiros
   22 de janeiro de 2013   │     0:06  │  0

David Luiz e Ramires fazem parte da ‘legião’ de brasileiros em ação no futebol europeu

 

Apesar de a crise financeira que abalou a zona do euro nos últimos dois anos, o futebol europeu viu o número de jogadores estrangeiros em seus clubes aumentar para um nível recorde. Segundo um relatório divulgado hoje pelo Observatório do Futebol do CIES, grupo de estudos baseado na Suíça, a proporção de jogadores “importados” atingiu 36,1% nos clubes da primeira divisão de 31 países analisados. Trata-se do maior índice desde que o grupo começou a abordar o tema, em 2009.

A proporção em questão também leva em conta jogadores de países da União Europeia, não refere apenas a atletas não-comunitários. E é o Brasil que detém a hegemonia em 2013. Embora esteja passando por uma época de retornos – como Alexandre Pato e Alex -, o país tem 515 jogadores nos clubes analisados, nove a menos do que no relatório do CIES para 2012.

O número é quase o dobro do que apresenta o segundo colocado no ranking, a França, que conta com 269 atletas. Em terceiro está a Sérvia, seguida da Argentina que viu seu grupo de atletas diminuir de 239 há quatro anos para 188 agora, sete a mais que a Argentina, em terceiro.

E o relatório do CIES aponta para uma preferência por atacantes no mercado: 44,3% dos importados atuando nos clubes europeus atualmente são jogadores de frente, com os zagueiros em segundo lugar (38,9%). A menor proporção de estrangeiros é debaixo das traves: goleiros internacionais formam apenas 21% da legião estrangeira.