Carioca-2013: pequenos do Rio voltam a apostar em veteranos como Acosta e Fabiano Eller
   15 de janeiro de 2013   │     0:03  │  0

No balanço entre os custos e os benefícios, a melhor alternativa para os  clubes que se preparam para o Carioca é o confiável investimento na experiência.  Sempre à procura de um lugar entre os grandes — Botafogo, Flamengo, Fluminense e  Vasco —, as equipes pequenas do Rio novamente apostam, para o Estadual que  começa sábado, em figurinhas carimbadas que aproveitam o último gás antes do fim  da carreira.

Além de nomes comuns em rodízio pelos clubes do estado, como o atacante  argentino Frontini, agora no Volta Redonda após passar por Boavista e Duque de  Caxias; e o veterano Jean, que defende as cores do Madureira, novas caras  aportaram no Carioca. É o caso do uruguaio Beto Acosta, grande nome do Resende,  e do volante Fernando, do Volta Redonda, que é irmão do meia Carlos Alberto, do  Vasco.

— Estou feliz de jogar o Carioca, e acho que o Resende pode conseguir bons  resultados. Os primeiros jogos é que vão mostrar como será a nossa campanha — diz Acosta, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2007, pelo Náutico, e  que completou ontem 36 anos.

Outro jogador de peso que atuará no Carioca é o zagueiro Fabiano Eller,  bicampeão da Copa Libertadores pelo Internacional. Aos 35 anos, é referência da  zaga do Audax-RJ, que fará a estreia na primeira divisão ao lado do  Quissamã.

— Todos sabem que passei por três grandes clubes no Rio de Janeiro, tenho a  minha residência aqui. Falei que seria um prazer voltar a jogar no estado — afirma Fabiano Eller, que começou a carreira no Vasco: — Ganhei títulos nos três  clubes do Rio em que joguei.

Para fazer dupla com Jean, o Madureira apostou em um veterano com longa  história no futebol do Rio. Cria de Conselheiro Galvão, Iranildo acumulou  conquistas por Botafogo e Flamengo, depois rodou o Brasil — virou ídolo do  Brasiliense — e resolveu voltar ao lugar de onde saiu para o futebol, aos 36  anos.

— Depois de quase 20 anos, é legal ainda voltar e encontrar as mesmas pessoas  que estavam no Madureira quando comecei no futebol, como o presidente (Elias  Duba). Estou sendo bem recebido e espero recuperar a forma física e fazer um bom  Carioca, que na minha opinião é o campeonato mais charmoso do Brasil — afirmou Iranildo.

Lista de veteranos do Rio:

Volta Redonda: Frontini (ex-Santos), Jancarlos (ex-Fluminense, Botafogo e São  Paulo), Adriano Felicio (ex-Botafogo) e Fernando (ex-Flamengo)

Resende: Beto Acosta (ex-Corinthians e Náutico) e Marcel (ex-Grêmio,  Corinthians e Palmeiras)

Madureira: Iranildo (ex-Flamengo e Botafogo), Jean (ex-Flamengo, Vasco e  Fluminense) e Leo (ex-Internacional)

Audax-RJ: Fabiano Eller (ex-Flamengo e Fluminense), Leandro Bonfim  (ex-Fluminense) e Andrade (ex-Vasco)

Bangu: Hugo (ex-Ceará), Gabriel Galhardo (ex-Botafogo) e Ives (ex-Vasco)

Boavista: Gustavo (ex-Flamengo) e Somália (ex-Fluminense e Grêmio)

Macaé: Leandro Teixeira (ex-Fluminense)