Sem jamais terminar um Gre-Nal, Luxa brinca e hoje promete ‘se comportar’
   26 de agosto de 2012   │     0:06  │  0

Vanderlei Luxemburgo trocou empurrões com um gandula no último clássico Gre-Nal

Foram duas oportunidades, uma como jogador e outra como técnico, e Vanderlei Luxemburgo jamais completou um Gre-Nal. Como atleta, foi expulso aos 2 minutos de jogo em 1978 após brigar com um rival. E na única oportunidade como técnico, trocou empurrões com um gandula e acabou fora da mesma forma. Hoje, na terceira oportunidade, ele promete ‘se comportar’ e terminar o jogo.

“Eu queria repor a bola, e ele ficou na frente. Me empurrou e eu o empurrei”, detalhou Luxemburgo sobre a jogada que o fez ser expulso com 2 minutos de jogo no clássico 237, disputado pelo Campeonato Brasileiro de 1978. “O juiz era de fora, para não perder o controle do jogo colocou logo nós dois para rua”, brincou o atual técnico do Grêmio.

Foi assim que terminou a única vez que Luxa defendeu o Inter contra o Grêmio como jogador. A passagem pelo clube vermelho foi curta e não houve outra oportunidade para recuperação em campo.

No segundo clássico da história dele, um pouco mais de tempo, mas o mesmo desfecho. O treinador comandava o Grêmio no último encontro entre os times de Porto Alegre. Até que, ao perceber uma jogada ensaiada do Inter com os gandulas – que consistia em recolocar a bola no local de cobrança de escanteio rapidamente para um colorado lançar para área – ele foi em direção ao profissional do clube e gerou confusão. Após troca de empurrões, aos 21 do segundo tempo, ele chegou a invadir o campo e foi expulso.

Ao todo, Luxa soma 68 minutos em Gre-Nal. Dois pelo Inter e 66 pelo Grêmio. Hoje, a nova chance para o treinador ocorre no Beira-Rio, pela 19ª rodada do Brasileirão, às 16h.