Escalado para abrir Olimpíada, agente 007 completa 50 anos
   19 de julho de 2012   │     0:01  │  0

Para comemorar a marca, agente secreto ganhou exposição em Londres

Escalado pela rainha Elisabeth II para a missão de abrir os Jogos Olímpicos de Londres no próximo dia 27, o Agente 007, ícone do cinema britânico, ganhou na última semana uma exposição em Londres para comemorar os 50 anos da franquia de filmes. Daniel Craig, o sexto a interpretar Bond no cinema, descerá de helicóptero no Estádio Olímpíco, devidamente caracterizado como 007, no dia da festa.

No fim do ano passado, junto com o cineasta Danny Boyle, Craig esteve no Palácio de Buckingham para iniciar as filmagens que serão reproduzidas durante a festa de abertura. Enquanto a participação de 007 na festa é mantida sob o mais alto sigilo, na exposição, os fãs das telas poderão ver objetos, roupas e várias espécies da memorabília dos 22 filmes que entraram em cartaz até hoje.

Quem deu vida ao personagem nas telas foi o lendário Sean Connery, em 1962. Depois dele, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Daltm e Pierce Brosnan deram vida ao agente britânico, que agora é interpretado por Craig. A ideia da exposição, batizada de “Design 007 – 50 anos do estilo Bond”, é apresentar cerca de 400 objetos que criaram o “estilo” Bond.

Ainda do lado de fora da exposição, próximo à bilheteria, pode se dar de cara com o célebre esportivo Aston Martin DB5 usado por Sean Connery no filme Goldfinger, em 1964. Pode-se dizer que a fila para tirar fotos ali, em muitos momentos, supera a da bilheteria. A entrada custa cerca de R$ 40.

Carismático, o personagem tem expostos os seus figurinos originais, adereços, além de todo o tipo de parafernália que o deixou famoso em seus filmes. Vestidos e até biquinis das Bond Girls, com suportes para canivete, também são expostos.

A exposição não é só feita de objetos. Há várias telas com partes dos filmes além de depoimentos de bastidores. A saga de 007 começou em 1953 com o livro Cassino Royale, de Ian Fleming em 1953. Somente nove anos mais tarde a obra viraria filme com Sean Connery em 1962.

“Adoro os filmes da série. Ver tudo isso aqui de perto é  sensacional”, disse o japonês Yuri Hashimoto, 30 anos, que está férias em Londres. Com ingresso comprado para a abertura olímpica, ele disse estar ansioso para ver o personagem “ao vivo”, no Estádio Olímpico.