Lista de probições em Londres inclui vuvuzela e camisetas “políticas”
   13 de julho de 2012   │     0:03  │  0

Chapéus grandes e vuvuzelas, presentes nos últimos  eventos esportivos, não estarão autorizados na Olimpíada

Vuvuzelas, garrafas com água, bolas de futebol, camisetas ou outras peças de roupas com mensagens políticas, estão proibidos dentro do Parque Olímpico durante as Olimpíadas de Londres 2012.

As restrições não param por aí: bandeiras de países que não estão nos Jogos, frisbees, chapéus muito largos, guarda-chuvas grandes e, até mesmo, cestas de piquenique ou comidas em quantidade excessiva foram proibidas pelo Comitê Organizador (Locog) dos jogos de Londres 2012.

Algumas das regras lembram as impostas em aeroportos e têm motivos semelhantes, ligados a segurança. É proibido entrar no parque com recipientes contendo mais de 100 ml em líquidos, inclusive água.

No entanto, muitas limitações são claramente voltadas para garantir o direito dos patrocinadores de explorar a marca Londres 2012. Entrar com cerveja está proibido – e uma lata de 330ml dentro das arenas vai custar o equivalente e mais de R$ 13,00.

Lentes fotográficas de grande alcance também estão banidas, para manter os direitos de imagem dos jogos.

Mas algumas proibições correm o risco de ficar na teoria, como as restrições de compartilhar imagens e vídeos em redes sociais.

De acordo com as normas, só será permitido tirar fotos e gravar vídeos e áudios para consumo próprio. Esse material não poderá ser divulgado na internet ou compartilhado em redes sociais.

Os organizadores reconheceram que esta norma será impossível de seguir, mas eles veem a restrição como forma de desestimular o uso comercial das imagens. As proibições foram mal recebidas.