Lenda do Barça celebra: “é a 1ª vez que brasileiros levam um banho”
   20 de dezembro de 2011   │     0:05  │  0

Johan Cruyff, 64 anos, foi ídolo do Barcelona e bateu a Seleção Brasileira em 1974 com o “Carrossel Holandês”

Considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Johan Cruyff se rendeu à goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Segundo o ex-meia-atacante holandês, o último domingo foi “um dia histórico porque é a primeira vez que alguém dá um banho nos brasileiros”.

Cruyff, 64 anos, é idolatrado em Barcelona. Ele atuou pelo maior clube da cidade entre 1973 e 1978, conquistando um Campeonato Espanhol e uma Copa do Rei da Espanha. De 1988 a 1996 ainda foi técnico do time e faturou o Espanhol em quatro oportunidades, além de uma Liga dos Campeões da Europa e uma Copa do Rei.

Em entrevista concedida à emissora Televisió de Catalunya, o holandês valorizou o trabalho do treinador Josep Guardiola e disse que a equipe atual dos azuis e grenás “pressiona mais” ainda os rivais que aquela que tinha o búlgaro Hristo Stoichkov, o dinamarquês Michael Laudrup e o próprio catalão Guardiola e que fez história no início da década de 1990.

Cruyff ainda ressaltou a importância de dar um “banho” em um representante do tradicional futebol brasileiro, pentacampeão mundial. Curiosamente, o próprio ex-jogador já teve o prazer de bater a Seleção Brasileira: foi na segunda fase da Copa do Mundo de 1974, quando marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 em Dortmund. A Holanda, comandada por Rinus Michels, ficou marcada pelo chamado “Carrossel Holandês”, mas perdeu a final daquela competição para a Alemanha Oriental, dona da casa, por 2 a 1.