Preocupada com vulcão, Argentina designa aeroporto alternativo
   30 de junho de 2011   │     0:01  │  0

Cinzas vulcânicas continuam atrapalhando voos na Argentina

As autoridades argentinas designaram o aeroporto da cidade de Córdoba como estação aérea alternativa para a Copa América, dentro de um plano de contingência elaborada por conta da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle.

O ministro de Turismo argentino, Enrique Meyer, informou que o plano prevê a constituição do aeroporto de Córdoba, cidade a 716 km ao noroeste de Buenos Aires, como um novo ponto de recepção e distribuição de voos, caso o Aeroporto Internacional de Ezeiza, o principal do país, e o de voos domésticos e regionais de Buenos Aires não estiverem em condições de operação.

O ministro disse que o aeroporto da cidade de Córdoba será possível comunicar as viagens regionais com as domésticas que forem afetadas durante a Copa América. O plano de contingência devido às cinzas foi elaborado pela Aerolíneas Argentinas, a maior empresa aérea do país, e pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Associação do Futebol Argentino (AFA).

“A organização da Copa América é fundamental pela difusão que terá em nível internacional, já que mais de 4 bilhões de pessoas a assistirão em pelo menos 200 países. O evento é uma oportunidade espetacular para a difusão das províncias de nosso país”, considerou.

O presidente da Aerolíneas Argentinas, Mariano Recalde, afirmou que os passageiros que visitarem o país para assistir ao torneio terão certa a conectividade por via aérea. E completou: “eventualmente, se algum destino não puder ser conectado assim, estará disponível um meio de transporte terrestre para que a Copa América conte com toda a assistência”.

Por conta das cinzas vulcânicas, a Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária Austral cancelaram dois voos a Mar del Plata e Baía Blanca, no sudoeste da província de Buenos Aires, e um a Esquel, na província de Chubut, na Patagônia, uma das mais afetadas pela nuvem.

A chilena LAN, por sua parte, cancelou um voo a Baía Blanca e mantém um serviço com muitos atrasos paraa Comodoro Rivadavia. Por enquanto os cancelamentos não afetam cidades que serão sede da Copa América.