FPF implanta ‘Quinteto de Arbitragem’
   31 de outubro de 2010   │     0:04  │  0

Coronel Marinho acredita que medida terá boa aceitação

No Campeonato Paulista de 2011, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu ousar na arbitragem e adotou mais dois auxiliares (um atrás de cada gol) na expectativa de que os erros diminuam, principalmente na marcação dos pênaltis. Presidente da Comissão de Arbitragem, o coronel Marcos Marinho acredita que o quinteto será um sucesso e terá boa aceitação do público.

A utilização de mais dois auxiliares (além de dois bandeirinhas e um juiz) não é novidade no mundo do futebol. A Uefa já utiliza um quinteto de arbitragem nas partidas da Liga Europa, de acordo com normas da International Board (órgão que determina as regras do futebol). Até o momento, a experiência é bem aceita pelos clubes europeus.

“Vamos ter um ganho, enriquecendo a arbitragem”, afirma o coronel Marinho. “Esses dois assistentes poderão ter uma visão melhor dos cruzamentos na área. Num lance polêmico, de penalidade, eles terão uma boa condição para ajudar o árbitro. Com certeza é uma medida que dará certo e ajudará a combater os erros.”