Pelé F.C., da Guiana, vive dia especial com visita do Rei do Futebol
   19 de dezembro de 2009   │     0:20  │  0

EM GEORGETOWN PELÉ VIU O TIME QUE LEVA SEU NOME VENCER BONITO
EM GEORGETOWN PELÉ VIU O TIME QUE LEVA SEU NOME VENCER BONITO

Um time que leva o nome do maior craque de todos os tempos. O símbolo é uma bola com a coroa em cima e a camisa amarela, em referência ao futebol brasileiro. Esse é o Pelé Football Club, da Guiana. Dissidente de outro clube que homenageava uma referência do futebol brasileiro, o Santos F.C., foi fundado em 1971. Seu maior ídolo é Vilbert Butts, hoje com 62 anos, e um visual ao melhor estilo Bob Marley, jamaicano cantor de reggae, um dos ritmos influentes na Guiana.

– Sou o jogador de maior sucesso na história do meu time – disse Butts, detentor de três títulos como jogador e mais três como treinador.

No grito de guerra do Pelé F.C., os jogadores fazem questão de lembrar que jogam em nome do Rei do Futebol. Jogadores que começam a treinar às 6h da manhã, antes do calor e a tempo de se dedicar aos seus outros empregos. O salário médio de R$ 400 não permite dedicação exclusiva ao esporte.

A estrutura do clube é precária. Os treinamentos acontecem na grama alta de um campo público de rúgbi da capital nacional Georgetown. As balizas utilizadas também são a do esporte originado na Inglaterra, país colonizador da Guiana.

Mas tudo isso ficou em segundo plano quando o clube disputaria o jogo mais importante de sua história. Enfrentaria o time que o deu origem, o Santos F.C., sob o olhar atento de Pelé, inspirador do clube. O maior ídolo da história, Vilbert Butts, esqueceu que não é mais o treinador e durante o treino entrou em campo, exigiu e reclamou dos jogadores.

Na hora do jogo, o Pelé F.C. não fez feio. Vitória por 4 a 1 sob o olhar e a torcida do Rei do Futebol e do ídolo Vilbert Butts.

Tags: