Homenageado em livro, Pedro Rocha vive drama pessoal
   27 de novembro de 2009   │     0:07  │  0

ADEMIR DA GUIA E PEDRO ROCHA, DOIS EXEMPLOS DE ALTA QUALIDADE NO FUTEBOL DO BRASIL
ADEMIR DA GUIA E PEDRO ROCHA, DOIS EXEMPLOS DE ALTA QUALIDADE NO FUTEBOL DO BRASIL

Ele é, disparado, o melhor jogador uruguaio que já atuou no Brasil. Em sua fase áurea, entre o final dos anos 60 e o início dos 70, foi um dos maiores camisa 10 do mundo. Esteve em quatro Copas e escreveu seu nome na galeria de craques de dois dos principais times do continente, o Peñarol e o São Paulo.

Num livro recém-lançado, “Tricolor Celeste”, o jornalista Luis Augusto Simon descreve a trajetória de quatro craques uruguaios que cruzaram a fronteira para se consagrar no São Paulo. Mas, ao lado de Pablo Forlán, Dario Pereyra e Diego Lugano, Pedro Virgilio Rocha Franchetti se destaca com facilidade. Nenhum mereceu, como ele, o elogio de Pelé, que o classificou como um dos cinco maiores jogadores do mundo.

A uma semana de completar 67 anos, Pedro Rocha vive um drama. Sofrendo de atrofia do mesencéfalo, um mal que afeta os seus movimentos e a fala, mas não a compreensão e a memória, o ex-jogador passa os dias em casa, na companhia da mulher, Mabel, fazendo fisioterapia e recebendo assistência médica.

Seu filho Pedrinho Rocha, ex-jogador e hoje treinador de futebol, reclama da falta de ajuda do São Paulo. Diz que o clube deu algum apoio no início da doença do pai, mas depois ausentou-se. Pedro Rocha tem uma aposentadoria, diz o filho, que mal cobre os custos de exames que ele precisa fazer.

Rocha expressa-se com dificuldade, mas parece estar com a memória intacta ao reviver diferentes momentos de sua carreira. A reportagem do Último Segundo visitou-o na tarde de quarta-feira (25), na companhia de Luís Augusto Simon, conhecido como Menon, que foi lhe entregar pessoalmente um exemplar do livro saído do forno. Ao longo de uma hora, Rocha contou histórias da Copa de 70, do São Paulo de Gerson, falou do futebol atual e deu palpites sobre o futuro do Brasil e do Uruguai na Copa de 2010.

Tags:,