Só um craque fora da Copa
   21 de novembro de 2009   │     0:33  │  0

COPA DA ÁFRICA DO SUL NÃO TERÁ O BOM FUTEBOL DE IBRAHIMOVIC

COPA DA ÁFRICA DO SUL NÃO TERÁ O BOM FUTEBOL DE IBRAHIMOVIC

Mais do que os sete países campeões do mundo, a Copa da África do Sul-2010 terá o privilégio de contar com a presença de praticamente todos os melhores jogadores do mundo na atualidade. Se levarmos em conta a lista dos 23 indicados pela Fifa ao prêmio de melhor do ano, apenas um não poderá estar em campo no primeiro mundial africano: Ibrahimovic.

A Suécia, país do excelente centroavante do Barcelona, não conseguiu se classificar. Alguém até poderia dizer que ele, sozinho, não poderia fazer muita coisa, já que o time sueco não tem lá muitos grandes jogadores fora ele. Para se ter uma ideia, o veteraníssimo Henrik Larsson, aos 38 anos, participou da campanha, o que já indica que eles não tem muitas outras opções.

De qualquer forma, Ibrahimovic, que fez (justa) fama na Inter de Milão, não foi capaz de levar o time nas costas, em um grupo muito equilibrado. Uma vitória diante da Dinamarca, na penúltima rodada, por exemplo, mudaria completamente a situação –os suecos seriam os primeiros do grupo, e os dinamarqueses é que estariam fora.

Por outro lado, os portugueses, que ficaram no segundo lugar neste mesmo grupo, passaram pelo sufoco da repescagem mesmo sem Cristiano Ronaldo, machucado, e garantiram a presença do atual melhor do mundo na Copa –se conseguir se recuperar, claro.

Além de Cristiano Ronaldo, todos os outros 21 indicados pela Fifa –já excetuado Ibrahimovic–, poderão jogar o Mundial-2010, dependendo apenas das convocações de seus técnicos.

Assim, a Copa pode ter em campo craques como Messi (Argentina), Casillas, Torres, Villa, Xavi e Puyol (Espanha), Gerrard, Lampard, Rooney e Terry (Inglaterra), Kaká, Luis Fabiano e Diego (Brasil), Buffon (Itália), Ballack (Alemanha), Drogba (Costa do Marfim), Essien (Gana), Eto’o (Camarões), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Ribery e Henry (França).

Estes dois últimos, aliás, graças a uma tremenda falcatrua. A França se classificou de maneira vergonhosa, depois de empatar com a Irlanda com um gol completamente irregular. Numa jogada em que já havia impedimento, Henry levou a bola claramente com a mão para cruzar para Gallas marcar. Nem no vôlei valeria – seria condução.

De toda forma, o time da craques para a Copa ficou de respeito. Só vai faltar mesmo o Ibra. Uma pena.

Tags: