Surpresa com Madri finalista, imprensa espanhola lamenta, mas exalta Rio
   3 de outubro de 2009   │     0:04  │  0

 

A candidatura de Madri a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 chegou mais longe do que os próprios espanhóis esperavam. Com a disputa polarizada entre Rio de Janeiro e Chicago nas pesquisas prévias à escolha, os europeus começaram a se acostumar com a ideia de ficar fora da briga final. Talvez por isso, a vitória carioca contra uma inesperada Madri na decisão não surpreendeu a imprensa espanhola.

Os dois principais jornais esportivos do país não esconderam o lamento pela derrota, mas, em tom comedido, se curvaram à candidatura brasileira. “Adeus ao sonho olímpico”, estampou o Marca em sua versão online. “Madri fechou as portas de um sonho. Nossa previsão esteve a ponto de se cumprir, mas, apesar de a capital espanhola chegar à final, o Rio de Janeiro venceu a última rodada de votação”.

O diário ainda publicou que a vitória brasileira se deveu, entre outras razões, ao discurso da campanha carioca em prol de uma primeira Olimpíada na América do Sul. “Os brasileiros eram os grandes favoritos e confirmaram sua condição. Nas votações, pesou muito o rodízio de continentes, algo que os brasileiros exploraram à exaustão, denunciando que a América do Sul era o único continente em que nunca haviam sido realizados os Jogos Olímpicos”.

Com cobertura maior, porém mais sóbria, o El Mundo Deportivo destacou a apresentação da candidatura do Rio de Janeiro feita no Bella Center, em Copenhague, chamando-a de “Uma apresentação brilhante”. O jornal, porém, foi econômico nos lamentos. O diário é de Barcelona, rival de Madri.

Em vez de lamentar, o El País, principal jornal da Espanha, admitiu que o fato de Madri chegar à votação final já foi algo inesperado. “A surpresa foi a protagonista após as apresentações das quatro cidades olímpicas pela manhã [madrugada no Brasil]. Primeiro, foi a eliminação de Chicago, depois a de Tóquio. Surpresa também para Madri, que, embora não aparecesse como favorita nas apostas, teve chances até o final”, escreveu o diário.

O jornal também salientou os pontos favoráveis da arrancada carioca na disputa. “O esforço diplomático [de Madri] dos últimos dias não frutificou, e o Rio venceu na última curva. Os brasileiros tiraram petróleo de suas bases: o esquecimento olímpico da América do Sul e a estabilidade econômica do país”.

Na terceira e última votação o Rio de Janeiro venceu Madri com mais do que o dobro de votos: 66 a 32.

Tags: