Cálculos do Brasileirão: drama de Botafogo e Flu, fé do Flamengo e tranquilidade do Vasco
   22 de setembro de 2009   │     0:04  │  0

Faltando 13 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o funil é cada vez mais apertado para os objetivos de cada time na competição. Nos pontos corridos, planejamento é fundamental e, a cada rodada que passa, as contas dos matemáticos mostram as chances de cada um na briga pelo título, vaga na Libertadores e rebaixamento para a Série B.

É o caso do Flamengo, que segundo o matemático Tristão Garcia, não tem mais risco de cair para a Segunda Divisão. E, mesmo com a boa arrancada dos últimos jogos, tem apenas 6% de chance de conseguir uma das quatro vagas na Libertadores do ano que vem. O título fica ainda mais longe: a probabilidade é de 1%, mas os rubro-negros ainda acreditam.

O clube rubro-negro, no entanto, tem muito o que comemorar, pelo menos em relação dos companheiros cariocas. O Botafogo, que não tem mais chance de conquistar o título e ir à Libertadores, apresenta 60% de probabilidade de cair para a Segunda Divisão. A situação do Fluminense é ainda pior. O risco de jogar a Série B no ano que vem, segundo o matemático Tristão Garcia, é de 96%.

O Vasco navega tranquilamente na Série B. Com campanha irretocável, o time está com vantagem de seis pontos na liderança e conta com probabilidade de 99% de voltar para a Série A..

 

Tags: