Em crise, Boca e River podem ficar fora da Libertadores
   20 de setembro de 2009   │     0:01  │  0

Os dois clubes mais importantes da Argentina têm um panorama complicado para o futuro em níveis internacionais. Boca e River se despediram da Copa Sul-Americana nesta semana, na primeira fase e terão que realizar uma campanha muito boa no Argentino para entrar na Libertadores do ano que vem. Além disso, a Conmebol não convida equipes que não tenham garantido classificação para disputar a Sul-Americana.

Por serem os principais clubes, a responsabilidade é a de sempre lutar por títulos e garantir classificação para torneios internacionais. Nada mais longe da realidade. Boca e River estão preocupados com o presente e com o futuro. No Apertura, o Boca ocupa apenas a 12ª colocação e o River a 14ª.

Para estar na Libertadores do ano que vem, Boca e River precisam começar a vencer. Uma equipe argentina garante vaga dependendo de resultados nos últimos campeonatos locais – no caso, o Clausura e o Apertura de 2009. Se o Apertura terminasse neste fim de semana, Boca Juniors e River Plate estariam longe da Libertadores. Uma vaga é do Vélez (campeão do Clausura 2009). O campeão do Apertura, que está sendo disputado, também garante vaga, além dos três que alcançarem melhor soma nas duas competições. Somando os pontos, o River estaria apenas em oitavo e o Boca em 12º, a oito e 12 pontos do Colón, que estaria com a última vaga à Libertadores do ano que vem.

Pela Sul-Americana, curiosamente, os rivais realizaram as piores campanhas jusstamente em 2002, na primeira edição, quando o San Lorenzo foi campeão e, na atual temporada, sendo eliminados na primeira fase em ambas as oportunidades. Os dois clubes disputaram todas as edições da competição. Neste ano ambos foram convidados pela Conmebol, o que não vai acontecer a partir de 2010.

Tags:,