Ministro do Esporte minimiza avaliação de dirigente da Fifa sobre estádios
   9 de setembro de 2009   │     0:25  │  0

MINISTRO ORLANDO SILVA NÃO CONCORDA COM AVALIAÇÃO DO SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA
MINISTRO ORLANDO SILVA NÃO CONCORDA COM AVALIAÇÃO DO SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA

O ministro do Esporte, Orlando Silva, rebateu no dia de ontem (8) as declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que fez uma avaliação negativa dos estádios brasileiros que são candidatos a abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. Segundo o ministro, não é novidade para ninguém que “hoje o Brasil não tem estádios preparados para realizar a Copa”.

“Está na hora de o Brasil começar a trabalhar. Não há nada lá. Um estádio sequer em condições. Temos de aproveitar que ainda temos alguns anos pela frente. São Paulo deve apresentar um novo projeto, um outro estádio”, afirmou o dirigente da Fifa em evento em Joanesburgo, na África do Sul.

“O Brasil já está trabalhando muito para preparar a Copa de 2014. E quem vai falar isso para vocês, eu tenho certeza, é o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estará no Brasil daqui a três semanas, quando haverá uma reunião do Comitê Executivo da Fifa e ele vai falar que o Brasil tem ido bem nas garantias governamentais e as cidades têm mostrado bons projetos para os estádios”, rebateu o ministro.

 Ele minimizou ainda a avaliação de Valcke sobre os estádios brasileiros. “A ideia de que não existe nenhum estádio no Brasil pronto para a Copa do Mundo, eu concordo com ele, não existe. Hoje, nenhum estádio está pronto para 2014. E todos os estádios terão que desenvolver os projetos para atender os critérios mínimos da Fifa de segurança e conforto para jogo de abertura de campeonato”, salientou.

Especificamente sobre a crítica ao estádio do Morumbi, cujo o secretário-geral da Fifa chegou a propor a retirada da lista de estádios para a Copa de 2014, o ministro disse que os problemas já são conhecidos.

“Então não tem nenhuma novidade na informação de que não há estádio pronto e de que precisa executar obras no estádio do Morumbi. Questões como a área de imprensa, a área para unidades móveis que trabalharão na transmissão dos jogos, no acesso ao estádio e estacionamento, são problemas conhecidos que temos debatido com a Fifa. E o fato é São Paulo Futebol Clube tem oferecido respostas. Aliás, no último dia 4 de setembro a Fifa recebeu elementos adicionais do projeto do Morumbi”, comentou.

Tags:,